O que acontece se beber álcool tomando creatina?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

No final das contas, o álcool pode inibir os benefícios do que a creatina está tentando trazer. A creatina é projetada para puxar água para os músculos, mas o álcool retira a água. Isso pode causar cólicas, dor, entre outros efeitos negativos.

O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.

Quanto tempo demora para a creatina fazer efeito no corpo? Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

Consumidos em um mesmo momento, o álcool atrapalhará o metabolismo do suplemento – digestão, absorção e provavelmente os efeitos. Fora isso, não há interação negativa entre os nutrientes e nenhum efeito adverso, ou seja, o simples fato de consumir suplementos não proíbe a ingestão de bebidas alcoólicas.

Ao ingerir cerveja, o corpo sofre com o processo de desidratação, o que colabora para a perda de vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B), assim como de importantes minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio, que são fundamentais para o processo de contração e recuperação do músculo.

Embora os principais efeitos da creatina sejam para pessoas que treinam, nada impede que pessoas sedentárias tomem o suplemento. Não há risco à saúde de indivíduos saudáveis, e ainda existe a possibilidade de colher alguns benefícios, mesmo que ainda careçam de maiores comprovações.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Inicialmente, os especialistas recomendavam tomar a creatina por 2-3 meses e parar de tomá-la. Este ciclo era recomendado devido a incertezas sobre a segurança da creatina. Porém, agora que existem muitas pesquisas, isso não é mais uma preocupação.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

TikTok. colocar a creatina direto na boca e beber água depois. faz mal porque toma assim não faz mal nada. pode tomar assim não tem problema nenhum tá.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Este esquema consiste em tomar 0,3 g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias.

Misturar qualquer tipo de álcool com este tipo de suplemento não é recomendado. Estimulantes podem mascarar os sintomas do álcool, fazendo você beber mais que o necessário para atingir o efeito desejado, e podem exacerbar a desidratação.

O Whey Protein é um dos principais suplementos proteicos. A alta ingestão de álcool, vai atrapalhar diretamente o metabolismo das proteínas e seu aproveitamento. Resumindo, ele vai fazer com que a síntese proteica esteja muito prejudicada.