O que acontece se eu desistir de um financiamento de moto?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

O cancelamento do financiamento poderá até ser possível, mas gerará encargos pela rescisão do contrato e será diligenciado pelo banco, que não medirá esforços para reaver a quantia necessária em seu proveito.

sete dias

O consumidor tem o direito de desistir de qualquer negócio, desde que observado o prazo de sete dias estabelecido no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor .

Cancelar a compra
Em geral, o Código de Defesa do Consumidor determina que existe um prazo de 7 dias para que o cliente se arrependa da compra e solicite o cancelamento.

O carro enquadra-se como bem durável, em que defeitos fáceis de constatar têm prazo de 90 dias para serem reclamados (um bem não durável tem só 30). A partir daí, o fornecedor tem outros 30 para resolver o problema.

Por fim, o que vai acontecer na prática é que o consumidor terá perdido todo o valor que desembolsou com o pagamento das parcelas do financiamento até a data da devolução, ficará sem a propriedade do carro e ainda correrá um grande risco de continuar devendo dinheiro para o banco, inclusive com as restrições impostas a ...

Sim, existe a chance de cancelar financiamento de um imóvel no próprio banco credor, desde que o contrato ainda não tenha sido registrado em cartório. Nesse caso, para proceder ao cancelamento do financiamento depois de ter assinado, é necessário comunicar o pedido de rescisão diretamente à instituição.

Só é possível cancelar o financiamento se houver o descumprimento de alguma cláusula contratual, e isso é feito através de ação judicial. Você não pode decidir cancelar por si só, o ideal é entrar em contato com a financeira para tentar entrar em acordo.

Posso desistir da compra de um veículo financiado? Em primeiro lugar, é possível sim. Você consegue devolver o automóvel financiado para o banco. Mas, saiba que haverá consequências, ou seja, a instituição financeira não vai deixar isso de graça, ela vai cobrar todos os custos e encargos existentes.

Como funciona a devolução amigável de veículo financiado
Para oficializar a devolução, será preciso reconhecer firma em cartório. Muitos cartórios já estão atendendo presencialmente, mediante agendamento prévio. Em segundo lugar, para ser devolvido, o veículo deve estar em bom estado de conservação.

Se você vai dar um sinal de pagamento, precisa tomar alguns cuidados. Em terceiro lugar, fique atento às regras: se o comprador desistir do negócio, ele perde o sinal pago; se o vendedor desistir do negócio, ele deve restituir o valor do sinal e, ainda, pagar uma multa do mesmo valor ao comprador.

Agora, se a moto não parar de quebrar, e começar a ficar inapta para uso, você pode requerer a devolução do pagamento ou a troca por outra que esteja em perfeitas condições. Em caso de dúvidas, busque ajuda do seu advogado ou vá na defensoria pública ou no Procon.

Em regra, a possibilidade de desfazer um negócio, devolver um produto e pegar de volta o dinheiro pelo qual se pagou é determinado pelo contrato. Em grandes negócios o contrato geralmente é escrito, prevê hipóteses de rescisão, e, aquele que desfaz o negócio acaba respondendo por eventuais perdas e danos.

A entrega amigável de um veículo é um processo em que o banco ou a financeira que financiou o veículo entra em contato com o devedor inadimplente para negociar a quitação da dívida. O objetivo é chegar a uma solução que seja benéfica para ambas as partes, sempre considerando o bem-estar do consumidor.

Consumidor pode devolver veículo defeituoso não reparado em até 30 dias.

Para isso, deve-se apresentar uma notificação com antecedência por escrito. A maioria dos acordos também permite que o contrato seja cancelado por qualquer outro motivo. Desde que se cumpra o envio de notificação por escrito e o pagamento integral até a data de rescisão.

Você vai assinar um termo de entrega para reconhecer que devolveu o carro e que se compromete a pagar a dívida restante, se houver; Logo em seguida, Este termo de entrega deverá ser reconhecido no cartório (reconhecer firma) para oficializar a devolução do carro.

O direito de arrependimento não é aplicável a todas as situações para beneficiar o consumidor, a exceção do direito de arrependimento é quando a compra é realizada no estabelecimento comercial do vendedor ou prestador de serviço, onde o comprador somente terá direito a devolução do valor pago em caso de vício ou ...

Cobrança de multa para rescisão contratual é cabível desde que prevista. Se estipulada de forma clara no contrato, não há abusividade na cobrança da multa de 30% para rescisões antecipadas.

Se o comprador desistir imotivadamente, ele mesmo perde o sinal. Agora, se o contrato for rescindido por vontade do vendedor, também, sem nenhuma causa justificável, o comprador tem o direito de receber de volta o sinal pago, inclusive com correções monetárias, chegando a ser quase o dobro do valor dado por ele mesmo.

Sim, é possível trocar o nome do financiamento do veículo. Porém, existem procedimentos que devem ser seguidos junto à instituição financeira para que seja feita a alteração. Há situações em que o cliente percebe que, depois de certo tempo, não poderá honrar com o pagamento das parcelas.

Em suma, na maioria das vezes é necessário enviar a solicitação por escrito com 10 dias de antecedência e contendo todos os dados solicitados. Como vimos antes, o cancelamento de contrato geralmente pode ser feito caso uma ou ambas as partes tenham interesse, desde que atenda aos termos pré-estabelecidos no documento.