O que acontece se eu não quiser sacar o saque extraordinário?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Para aproveitar o benefício, basta solicitar pelo aplicativo FGTS ou diretamente em agências bancárias da Caixa (veja mais abaixo). Caso o trabalhador não saque ou não use o dinheiro até 15 de dezembro, ele voltará para a sua conta do FGTS.

Da mesma forma, se o trabalhador for demitido na vigência do Saque Aniversário, receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais, ainda que opte pelo retorno ao Saque-Rescisão e passe o período de carência. (Lei 8.036/90, Art 20-A, §1º).

Você pode fazer o pedido por meio do app FGTS ou pelo site da Caixa. Caso você não movimente a poupança digital até o dia 30 de novembro de 2020, o valor também retorna à conta do FGTS – opção mais cômoda para quem não pretende utilizar o saque emergencial, mas esqueceu de cancelar com antecedência.

Em suma, após compreender a funcionalidade de cada um dos saques mencionados em relação a sua necessidade, percebe-se que a principal diferença entre estes é que enquanto o saque extraordinário viabiliza a liberação de até mil reais, o saque aniversário permite a retirada de uma porcentagem do saldo do fundo a cada ano ...

Você pode solicitar o saque do FGTS por três anos fora do regime do FGTS de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência CAIXA.

Quem fez a antecipação do saque-aniversário, mesmo com saldo em conta, não pode realizar o saque extraordinário. Isso porque, quem fez a antecipação, fica com o saldo bloqueado no período em que tiver parcelas para serem descontadas.

Saquei apenas uma parte. O resto será devolvido? Os trabalhadores que movimentaram o Saque Extraordinário, em qualquer valor, não terão o saldo remanescente retornado às contas de FGTS, permanecendo o saldo disponível na conta do Caixa Tem.

O funcionamento do saque extraordinário em 2022 foi simples: todos os brasileiros com saldo na conta do FGTS puderam ter acesso ao dinheiro, de acordo com o mês de seu aniversário. Os pagamentos ocorreram entre abril e junho daquele ano.

A resposta é simples: um bom destino para o Saque Extraordinário é amortizar ou mesmo quitar dívidas. Se você tem saldo no FGTS, a liberação do saque extraordinário pode ser uma excelente oportunidade para o acerto da vida financeira. Você pode optar por quitar ou ao menos diminuir seu endividamento.

Se ao longo do período que exerceu sua função o trabalhador sacar parte do FGTS de acordo com as regras do governo, o valor da multa de 40% não muda. Importante: Mesmo que o trabalhador opte pelo saque-aniversário, em caso de demissão sem justa causa, ele terá direito a receber a multa que ficará na conta do FGTS.

Se você quer saber quando será o saque extraordinário do FGTS em 2023, vamos direto ao ponto: o Ministério do Trabalho informou em abril de 2023 que não prevê uma nova rodada do saque emergencial para este ano. Ou seja, o saque extraordinário do FGTS em 2023 provavelmente não vai acontecer.

Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.

Porém, a alteração só será efetivada no 1º dia do 25º mês da solicitação, conforme as condições preestabelecidas pelo FGTS.

O saque extraordinário é uma medida tomada pelo governo liberando um saque do saldo do FGTS, como o próprio nome já menciona, em situações extraordinárias. Por exemplo, foi liberado o saque máximo de R$1.000,00 em 2022 devido às dificuldades financeiras causadas em muitos brasileiros durante a pandemia da Covid-19.

O Saque Extraordinário do FGTS ocorrerá uma única vez, considerando o saldo disponível na data de realização do débito na conta do Fundo, até o limite de R$ 1 mil por trabalhador.

É possível realizar a quitação antecipada do empréstimo FGTS de saque-aniversário solicitando à instituição financeira onde a contratação foi feita. No entanto, é importante destacar que não é possível utilizar o saldo do próprio FGTS para efetuar essa quitação antecipada.