O que acontece se ficar se olhando no espelho por muito tempo?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O problema é comum entre pessoas que estão frequentemente olhando suas imagens refletidas e, em alguns casos, pode evoluir para um quadro de depressão. Geralmente, quem sofre de ansiedade do espelho sempre encontra defeitos e exagera negativamente traços da própria aparência.

Ele acontece como resultado da adaptação dos neurônios envolvidos na visão a estímulos pouco importantes. O que acontece é o seguinte: quando vemos algo diante de nós, os nossos olhos tendem a se fixar em um ponto central e a ignorar o que quer que seja considerado como desnecessário.

Isso pode estar relacionado com aspectos de baixa autoestima e falta de amor-próprio. Como, por exemplo, quem sofre com excesso de peso pode ter dificuldade de olhar para o espelho, o que, com o tempo, pode resultar em catoptrofobia.

Nas palavras da profissional, ter um espelho em frente à cama pode levar a que o cérebro 'crie' pesadelos. Segundo Vicky, à noite enquanto dormimos, a alma abandona o corpo, o que significa que se esta visualizar o seu próprio reflexo, poderá assustar-se.

A síndrome de espelho é uma patologia invulgar na qual o edemamaterno é observado em associação com hidropsia fetal e/ou placentária graves. Esta doença pode ser fatal paraamãe e para o feto. A sua patogênese émal compreendida, e pode ser confundida compré-eclâmpsia,mesmo comcaracterísticas distintivas identificadas.

Praticando a autoaceitação ao se olhar no espelho
Vou sugerir um teste: ao se olhar no espelho, tente olhar primeiro para as 2 coisas que você realmente ama no seu corpo. Dessa forma, foque nessas duas coisas. Logo depois, comece a olhar para todo o resto, sem procurar defeitos, mas apenas tentando entendê-lo.

Isso acontece porque, quando o objeto é girado em algum ângulo, no sentido horário, o seu reflexo será girado no mesmo ângulo, porém, no sentido anti-horário.

Faça o seguinte teste: vá até uma superfície reflexiva, pare na frente dela e levante a mão direita. Observe a imagem. A "pessoa" que você está vendo levantou a mão direita ou a esquerda? Se esse for um espelho convencional, temos a impressão de que nosso reflexo levantou uma mão diferente da nossa.

A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.

A ansiedade pode também causar essa alteração na visão, que na verdade é uma acentuação de um fenômeno fisiológico de quando olhamos fixo para um ponto de muito contraste. Pode também estar associada a síndrome do pânico. Procure um neurologista de sua confiança para uma avaliação clínica.

Olhar fixamente pode denotar curiosidade
Quando uma pessoa te olha demais, pode ser porque está interessada em saber mais sobre você, sua história, sua vida ou mesmo suas opiniões. Esse olhar fixo pode indicar que ela está tentando descobrir algo sobre você ou que está pensando em fazer alguma pergunta.

eisoptrofobia

Poderia aproveitar para não pagar a conta! Em geral, a eisoptrofobia, ou medo de espelhos, está ligada ao temor diante do sobrenatural. As pessoas temem ver no reflexo do espelho fantasmas e outros seres.

Para alguns, encarar o próprio reflexo no espelho pode ser uma experiência assustadora. Entre 1% e 2% da população mundial sofre de um distúrbio chamado dismorfia corporal, caracterizado pela aversão à aparência.

Medo doentio de contactar com crianças.

2 – ESPELHOS EM QUARTOS
Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

O espelho não pode refletir a cama, e por consequência a pessoa que nela ira deitar, pois o espelho irá alterar o equilíbrio energético do ambiente. Como o espelho possui a superfície reflexiva, ele 'agita' as moléculas do ambiente e pode deixar as pessoas com seu sono alterado.

Cobrir os espelhos durante uma chuva não tem fundamento científico”. Trata-se de um mito antigo, que tem origem no fato de o raio produzir uma luz forte que, refletindo-se no espelho, parece ter vindo dele.