O que acontece se o goleiro pegar uma bola recuada?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Essa ação é uma infração, e deve ser assinalado tiro livre indireto contra a equipe desse jogador e aplicado cartão amarelo para o mesmo, independentemente de o goleiro pegar a bola com as mãos, pois quem comete a infração é o jogador.

Um primeiro detalhe para chamar a atenção é que a regra fala que se o goleiro tocar a bola com as mãos depois de ela ter sido intencionalmente passada com o pé por um jogador de sua equipe deve ser punido com um tiro livre indireto.

Nela, Daniel Jeandupeux gerava o embrião da regra que, em 2022, completou 30 anos: desde 1992, um goleiro não pode mais pegar com as mãos uma bola passada com os pés por um companheiro de time.

A regra diz que o goleiro não pode tocar a bola com as mãos depois de recebê-la passada deliberadamente com os pés por um companheiro.

No futebol, o goleiro é o único autorizado a colocar a mão na bola, mas essa permissão só é válida dentro da área. Com isso, o goleiro não pode intervir na jogada utilizando as mãos fora da área.

4 segundos

O goleiro só poderá ficar com a bola sob seu domínio em sua quadra de defesa por no máximo 4 segundos. Se o goleiro receber a bola pela primeira vez em sua quadra de ataque e voltar para a quadra de defesa com a pose da bola, terá que respeitar a regra dos 4 segundos ao entrar em sua meia quadra de defesa.

Após um recuo de bola
Vale lembrar que, após um recuo para o goleiro, a equipe só poderá fazer um novo recuo depois que a bola passar novamente a linha central em direção à quadra adversária.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

Com o intuito de tornar o futebol mais divertido, mais ofensivo, sem a conhecida “cera” para se ganhar tempo, duas das grandes mudanças, mais recentes, ocorreram em 1992, sobre a proibição do recuo, e em 2000, com os 6 segundos de posse de bola com as mãos, onde ajudaram a mudar o comportamento dos goleiros em campo.

O goleiro de forma alguma poderá receber a bola com as mãos de sua equipe, caso seja de forma involuntária poderá receber sim, e não será permitido receber a bola com as mãos de arremessos ou qualquer tipo de infração diretamente em sua área.

O goleiro será culpado de perder tempo se retém a bola em suas mãos durante mais de 5 ou 6 segundos.

O goleiro de Futsal não poderá tocar a bola com as mão dentro de sua área penal se ela foi passada para ele intencionalmente por um jogador de sua equipe com o pé, mesmo se vinda de uma tiro lateral, de cando, tiro livre direto ou indireto.

04 – CARRINHO: Quando um atleta se projetar de forma deslizante ao solo na disputa de bola com a participação de outro atleta na jogada, deverá obrigatoriamente receber o cartão disciplinar, ficando esta equipe com 01 atleta a menos de acordo com as regras dos cartões disciplinares.

GOLEIRO DE HANDEBOL NÃO PODE:
Colocar em perigo o adversário em uma tentativa defensiva. Sair da área de gol com a bola dominada. Tocar a bola que está parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol, estando ele dentro da área de gol. Entrar na área de gol vindo da área de jogo com a bola dominada.

Uma única coisa deve ser levada em consideração para isso: o goleiro não pode sair do gol com a bola dominada, isso significa que ele pode receber a bola de seus jogadores fora da área, mas não pode sair da área com ela em sua posse. Caso ele defenda uma bola e ela saia da área, ele pode pegá-la, sem maiores problemas.

Esse jogador terá de sair do campo imediatamente e não poderá fazer parte novamente do jogo e nem do próximo jogo, nem ser substituído por outro da mesma equipe, tendo esta de continuar o jogo com um jogador a menos.

E que situação é esta? Geralmente é quando o atleta em questão está com o gol aberto em sua frente ou cara-a-cara com o goleiro adversário. Portanto, se um atacante estiver no mano a mano com o goleiro adversário e sofrer uma falta mais violenta fora da área, existe grandes chances de ser expulso.

É muito importante que o guarda-redes seja capaz de sentir a bola debaixo dos seus dedos para ter um melhor controlo sobre ela. Nestas jogadas, a utilização de luvas não teria o mesmo efeito, pelo menos na maioria.

tocar a bola com as mãos, depois de ela lhe ter sido intencionalmente passada com o pé por um jogador se sua equipe (…) ou depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral executado pelo companheiro”.

NÃO. Não é validado o gol diretamente do início de jogo, primeiro ou segundo tempo, ou reinício (após os gols da equipe adversária). Muito se questionou essa regra após a mudança da mesma. A alguns anos atrás, todo início ou reinício do jogo deveria contar com duas pessoas da mesma equipe e rolando a bola para frente.