O que acontece se o comprador não confirmar o recebimento Mercado Livre?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Se nenhum dos dois confirmarem pela negociação a entrega e recebimento, a liberação será em 28 dias. Por isso, se você já entregou o produto, vá à negociação e informe que já entregou. Assim, seu comprador poderá confirmar o recebimento e terá seu valor disponível.

Quando receber uma contestação de pagamento, o dinheiro ficará retido em sua conta do Mercado Pago até que comprove que o produto já foi entregue. Para enviar o comprovante, procure a operação contestada. Neste espaço contaremos qual o comprovante que deverá nos enviar, de acordo com a forma de entrega do produto.

É só conferir no rastreio se a entrega aconteceu mesmo. Caso o pedido tenha sido entregue no endereço errado, precisaremos entrar em contato com a loja e pedir o comprovante de entrega com a transportadora para saber o que aconteceu e resolver o imprevisto.

Após a emissão do DOF pelo vendedor e a ocorrência do respectivo transporte, o usuário comprador deve confirmar o recebimento da carga. Esta confirmação precisa ser feita, obrigatoriamente, até cinco dias depois do vencimento do DOF.

Se nenhum dos dois confirmarem pela negociação a entrega e recebimento, a liberação será em 28 dias. Por isso, se você já entregou o produto, vá à negociação e informe que já entregou. Assim, seu comprador poderá confirmar o recebimento e terá seu valor disponível.

Se você entregou o produto com o Mercado Envios, o valor é creditado na sua conta do Mercado Pago 8 dias após a entrega. Para produtos usados e/ou vendedores sem reputação, o prazo será de 12 dias após a entrega. Se você não usou o Mercado Envios, pode conferir os diferentes prazos para o crédito.

Se pagaram pelo Mercado Pago, cuidamos do dinheiro até chegar às suas mãos. Monitoramos os pagamentos 24h por dia para garantir que tudo esteja bem. Por isso, você nunca terá que se preocupar. Ao ver que o pagamento está aprovado, significa que você já pode entregar o produto com absoluta confiança.

Basta acessar o app e, no menu no canto esquerdo superior, clique em “Minhas Compras” para ver a lista de todos os pedidos feitos pelo Mercado Livre, igual ao da versão web. Clique no pedido que deseja rastrear e, em seguida, clique em “Detalhes do envio” para ter informações mais completas sobre o status da compra.

Quem é o responsável por esse estorno? O responsável pelo estorno é sempre o estabelecimento no qual você fez a compra. É importante lembrar que as operadoras de cartão de crédito são apenas um meio de pagamento.

Durante uma contestação, é importante enviar documentos como comprovantes, recibo, solicitação de cancelamento feita ao lojista, etc. Se os documentos não forem enviados ou se houver contra argumentação da loja, a contestação pode ser julgada como improcedente. Se isso acontecer, o valor volta pra sua fatura.

Fiz a contestação de uma compra. E agora? Depois que você contestar a compra, é o momento em que o time do Banco do Brasil entra em campo pra entender os motivos pelos quais você fez esse pedido. É importante dizer que o valor não é devolvido na mesma hora porque é preciso analisar o processo.

Não se preocupe! Pode ser uma instabilidade no site e, em casos como este, fazemos a correção automaticamente. Sugiro que você acesse a página novamente em 24 horas. Mas, se persistir o erro após esse prazo, por favor, avise-nos neste mesmo e-mail, enviando as telas de cada passo que fez, para que possamos te ajudar.

Para iniciar uma reclamação, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta Mercado Pago;
  2. Clique em 'Atividades' e busque pelo pagamento correspondente;
  3. Clique nos três pontinhos ao lado de 'Ver Detalhes', depois em 'Preciso de Ajuda'.
  4. Descreva o seu problema e, ao terminar, clique em 'Iniciar Reclamação'.

Todos que compram pelo Mercado Livre têm um prazo de 30 dias a partir do recebimento da compra para iniciar uma devolução, a menos que seja um produto que esteja na lista de categorias excluídas. Observe que para ganhar e manter uma boa reputação como vendedor, você deve ter menos de 3% de reclamações nas suas vendas.