O que acontece quando o jogador recua a bola para o goleiro?

Perguntado por: dmata . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

No entanto, os jogadores de linha não podem levantar a bola com os pés e passar para o goleiro, em sequência, com outra parte do corpo. Para não ser assinalado infração, o recuo precisa ser feito de primeira, como fez o zagueiro croata. Brasil e Croácia seguem disputando vaga para a semifinal da Copa do Mundo de 2022.

O goleiro só poderá ficar com a bola sob seu domínio em sua quadra de defesa por no máximo 4 segundos. Se o goleiro receber a bola pela primeira vez em sua quadra de ataque e voltar para a quadra de defesa com a pose da bola, terá que respeitar a regra dos 4 segundos ao entrar em sua meia quadra de defesa.

RECUO PARA O GOLEIROÉ permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele não poderá pegá-la com as mãos. Após um recuo a bola somente poderá ser recuada novamente após tocar em um adversário ou passar para a meia quadra de ataque.

No recuo de bola deliberado com os pés, o goleiro comete a infração se a segurar, mas quando um jogador tenta burlar a regra, como no vídeo, ou levantando a bola com os pés e tocando de cabeça, joelho, ombro para seu goleiro, mesmo que este não pegue com as mãos, a infração é cometida pelo jogador.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.

tocar a bola com as mãos, depois de ela lhe ter sido intencionalmente passada com o pé por um jogador se sua equipe (…) ou depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral executado pelo companheiro”.

Fora da sua própria área penal, o goleiro está sujeito às mesmas restrições que os demais jogadores para tocar a bola com as mãos. Se o goleiro tocar a bola com sua mão dentro de sua área penal sem estar autorizado a fazê-lo, será marcado um tiro livre indireto, porém não haverá punição disciplinar.

Uma defesa parcial do goleiro não será considerada como primeiro toque na contagem de recuo de bola para o goleiro, dessa forma, os jogadores de sua equipe ainda poderão devolver a bola para o goleiro, mesmo adversário.

O goleiro não poderá manter a posse de bola na sua mão por mais de seis segundos. O goleiro estará de posse da bola: + Enquanto a bola estiver em suas mãos ou entre sua mão e qualquer superfície (por exemplo: o solo, seu próprio corpo);

“Enfatiza-se que o espírito da regra exige que o goleiro posicione os dois pés em contato direto ou diretamente acima da linha de gol até que o pênalti seja marcado; em outras palavras, o goleiro não pode ficar nem à frente nem atrás da linha”, diz a organização, ao explicar a mudança na regulamentação.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

Ou seja, toda vez que o goleiro repõe a bola em jogo para um companheiro, ele não poderá receber mais a bola até que ela seja tocada pelo adversário. A qualquer momento do jogo que a bola for chutada ao gol o goleiro tem total liberdade para usar os pés para realizar a defesa.

Vale lembrar que os jogadores não podem recuar a bola para o goleiro de sua equipe quando ele estiver dentro da área de gol. Também é importante saber que o goleiro pode deixar a área de gol a qualquer momento, contanto que não esteja com a posse da bola.

No futebol, há dois tipos de tiros livres: o direto, que pode ser chutado diretamente para o gol, e o indireto, cuja bola deve ser passada para outro atleta, que deve tentar finalizar o lance.

Esta regra indica que indivíduos com traumatismo agudo do joelho que possuam menos do que doze ou mais do que cinquenta e cinco anos de idade ou não sejam capazes de efetuar quatro passos completos no serviço de urgência devem ser submetidos a radiografia (10).

Em relação ao goleiro, uma das partes das regras diz que:
tiver a bola na palma da mão aberta; estiver quicando a bola no chão ou jogando-a para o ar. Durante o período em que o goleiro estiver com controle ou domínio da bola com as mãos nenhum adversário pode disputar a bola com ele.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

Além das 17 regras básicas de futebol de campo estabelecidas pela Fifa, nova regulamentações são determinadas anualmente pela International Football Association Board (IFAB), associação responsável por gerir as regras do futebol de campo.

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos. Somente o goleiro pode permanecer na área do gol.

Resposta verificada por especialistas. O árbitro deve dar pênalti caso a falta seja cometida na área.