O que acontece se puxar muito o freio de mão?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Há possibilidade de derrapagem e até de capotamento dependendo da velocidade empregada e da via. Puxar o freio de mão quando se está muito rápido também afeta o sistema de frenagem e desgasta muito os pneus traseiros.

Quais os maiores erros na hora de utilizar o freio de estacionamento?

  • Deixar as pastilhas de freio e o disco de frenagem desgastados;
  • Esquecer de olhar o fluído dos freios;
  • Andar com o cilindro mestre com defeito;
  • Deixar o cilindro de freios vazando;
  • Andar com sapatas e tambor gastos.

Segundo especialistas, o próprio condutor pode perceber falhas no ajuste do freio de mão. O ideal é que, no momento de puxar a alavanca se escute, no máximo, três ou quatro cliques. Se você necessita de mais cliques para travar as rodas, é sinal de que o freio está desregulado.

Normalmente a manutenção do freio de mão precisa ser realizada a cada 15.000KM rodados.

Para identificar se o freio de estacionamento do seu carro está funcionando corretamente, faça o seguinte teste: puxe o freio de mão e caso ele faça mais de quatro cliques, ele está desregulado. Leve até seu mecânico de confiança ou concessionária e peça a revisão dos componentes.

Ao realizar uma frenagem brusca, o risco de colisão ou de tombamento aumenta consideravelmente e se o veículo não tiver freios ABS, as rodas poderão travar ao entrar em atrito dinâmico, provocando a perda de controle da direção e consequentemente causar uma fatalidade.

É aconselhável sempre que o veículo estiver parado. Em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo, procure usar o freio de mão. Com o veículo parado em aclives não é recomendável segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma. Prefira o freio de mão.

Você mesmo pode testar e verificar se o freio de estacionamento do automóvel está eficiente. É simples: no caso da alavanca, puxe-a e observe os “estalos”/“cliques”. Se forem mais do que quatro, dirija-se logo ao mecânico.

O que provoca esse ruído é o contato entre as pastilhas e o disco de freio, sendo que esse constante atrito gera consequências, como o desgaste das peças.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

O freio de estacionamento (ou travão de estacionamento, ou freio de mão, ou travão de mão) é um sistema de frenagem para veículos automotores, que, na maioria dos modelos, é accionado por uma alavanca manual.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor. AO PASSAR POR UM BURACO, DEVO ACIONAR A EMBREAGEM.

Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro. Se precisar diminuir a velocidade dentro da curva, use o freio motor (reduzindo a marcha) e pise de leve e com cuidado no pedal do freio.

Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.