O que acontece se puxar o umbigo do bebê?

Perguntado por: eneves8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Outro ponto importante é que não se deve puxar ou forçar a queda do coto umbilical. Essa prática pode lacerar o umbigo, provocar inflamação e trazer graves consequências para a saúde da criança. Logo, é necessário seguir as recomendações e os cuidados para não elevar os riscos de contaminação do coto umbilical.

Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.

Olá, bom dia! Após a queda do coto umbilical é normal que a cicatriz pareça estar estufada (pra fora), devido ao afastamento da musculatura do abdômen, formando uma hérnia, que é normal no recém nascido. A medida que a criança vai crescendo, essa musculatura se torna mais forte e a cicatriz umbilical vai “entrando”.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Em bebês, a causa mais comum está vinculada ao cordão umbilical, situado em uma pequena abertura do músculo abdominal do bebê. Essa abertura costuma fechar logo após o nascimento, porém, quando a musculatura não se junta completamente, pode levar ao desenvolvimento da hérnia umbilical mesmo que à longo prazo.

Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê? Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia.

Quais os cuidados para evitar traumas? A orientação é proteger o coto umbilical por dentro da fralda e não apertar para fechá-la. Pode ser usado qualquer tipo de roupinha, de acordo com a estação climática. Seque a umidade da pele do bebê ao redor do umbigo.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

Mito. O coto umbilical, aquele pedacinho do cordão que fica preso ao umbigo do bebê depois do parto, é formado por células sem terminação nervosa. Isso significa que, ao ser manipulado, ele não causa nenhuma dor no bebê. O coto normalmente cai entre sete e quinze dias depois do nascimento.

Dentre elas, o modo pelo qual o cordão umbilical é cortado após o bebê nascer. Se o médico deixar o cordão longo demais, este irá pesar no momento da cicatrização e, provavelmente, o umbigo ficará para fora. Porém, se o corte for bem feito e a sobra for menor, as chances de se obter um umbigo embutido são maiores.

Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

Confira alguns sintomas comuns de cólica em bebê:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Dessa maneira, segundo a crença mais comum, ele deve ser colocado em um local importante para os pais ou até mesmo para o bebê. Outra simpatia diz ainda que o umbigo deve ser enterrado nos pés de uma roseira para que a criança cresça bonita e saudável.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

3) Se a família acredita, as simpatias não estão proibidas, mas NÃO DEVE SER COLOCADO NADA SOBRE O UMBIGO DA CRIANÇA DO TIPO: MOEDAS, ESPARADRAPOS ou qualquer outra coisa com a intenção de abaixar porque além de não funcionar pode gerar INFECÇÃO E NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO PARA TOMAR ANTIBIÓTICO NA VEIA.

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô.

O diagnóstico da hérnia umbilical é feito logo após que o bebê nasce e, a maioria, não costuma sentir dor no local. Em geral, é possível diagnosticar o problema apenas examinando a criança, identificando um abaulamento na região umbilical. Essa condição fica mais evidente aos esforços.

Também existiam pessoas que colocavam uma moeda no coto umbilical do recém-nascido na tentativa de evitar a formação de hérnia no local. “Só que isso é mito e não deve ser feito, pois as moedas circulam livremente por aí e possuem bactérias que podem prejudicar o recém-nascido”, alerta Valério.

Nem sempre a hérnia umbilical precisa de tratamento, porque o orifício umbilical é naturalmente programado para se fechar sozinho, o que costuma acontecer até os 3 anos de vida na maioria dos casos. Realizamos a cirurgia apenas nos casos em que a hérnia não se resolve espontaneamente.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.