Pode puxar o freio de mão na prova do Detran?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Saia com o veículo. Executar o percurso da prova, no todo ou em parte, sem estar com o freio de mão inteiramente livre é falta média. Se você colocar o carro em movimento com o freio de mão acionado, você perde 2 pontos no exame prático.

Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; Não usar devidamente o cinto de segurança; Perder o controle da direção do veículo em movimento; Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

Os pneus sofrerão uma tração aos quais não possuem resistência… Um pneu é feito para rodar e não para ser arrastados, o que acaba destruindo a durabilidade do pneu. Com os altos preços do material rodante, o prejuízo pode ser bem alto. O consumo é outra coisa que será prejudicada com o freio de mão puxado.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor. AO PASSAR POR UM BURACO, DEVO ACIONAR A EMBREAGEM.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Pelas normas do Detran, o limite de pontos da prova prática é de 3 PONTOS. Portanto, todos os candidatos que ultrapassarem essa cota ou cometerem uma falta eliminatória, são reprovados.

Vá com figurino compatível: recomendamos evitar bermudas, saias, camisetas, chinelos e qualquer outra roupa que alguém mais conservador possa considerar “informal”. Há casos de autoridades que simplesmente impediram o candidato de fazer a prova do DETRAN por causa dos trajes.

Só calça comprida
Não é permitido o uso de saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decotes, bonés e óculos escuros. Especificamente em relação ao exame em veículos de duas rodas, o manual obriga o uso de calças compridas.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Falta gravíssima (5 pontos): provocar acidente, estourar o tempo e as tentativas de baliza, subir no meio fio, encostar ou derrubar a baliza, deixar de dar preferência a pedestre e bicicleta, não completar alguma etapa do exame.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

A função do freio de mão é deixar o carro imóvel em aclives ou terrenos planos. Portanto, você deve utilizar o dispositivo só para estacionar. Qualquer outra função, poderá danificar o componente e você pode ter prejuízo financeiro.

Normalmente a manutenção do freio de mão precisa ser realizada a cada 15.000KM rodados.

Ao agir de tal maneira, você sobrecarrega o sistema de freio e força o motor, gastando combustível e poluindo à toa. Mas, se você estiver arrancando em uma subida, pode usar o freio de estacionamento para segurar o carro, enquanto vai acelerando e saindo da inércia.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Durante as aulas práticas, muitos instrutores recomendam descer de marcha, bem devagarinho.

Segundo, sempre sinalize que você vai parar o carro; para isso, ligue a seta que indica o lado que você vai estacionar (seta para cima – seta para a direita, e para baixo – seta para a esquerda). Seta do lado direito do carro ligada (indicando que você vai parar à direita da via).

não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção do veículo em movimento; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.