O que aconteceu com o povo hebreu depois que saiu do Egito?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região. A história hebraica é dividida em três fases: dos patriarcas, dos juízes e dos reis. Por volta do século I d.C., começaram a fugir de sua terra por causa da perseguição dos romanos.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Depois de algumas lutas, os hebreus acabaram conquistando uma parte da Palestina para si e se fixaram na terra que Deus prometeu para eles. Porém, na “terra prometida”, a agricultura não era muito fértil, eles passaram por uma época de seca.

Depois da última das dez pragas do Egito, aconteceu grande emoção nas terras egípcias e com muita insistência, o povo de Israel enfim conseguiu ser libertado por Faraó.

Até os dias de hoje, o rio Nilo possui elevada importância para as populações africanas, uma vez que garante a sobrevivência de parte do continente. É um rio fronteiriço e, portanto, compartilha de suas águas com outros países, sendo essencial para o desenvolvimento social e econômico de diversos territórios africanos.

Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único Deus é Javé (Jeová), cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas.

O termo era aplicado apenas aos descendentes de Judá e aos poucos passou a ser utilizado para se referir a todo descente das tribos de Israel espalhados pelo mundo. No tempo de Moisés ele foi chamado de hebreu por conta de sua origem, já no tempo de Jesus os descendentes de Abraão eram chamados de judeus.

Esse contato fez com que muitos hebreus adotassem a adoração de Javé, o deus hebraico, mas de outros deuses também, como El, um deus cananeu. Essa primeira fase da história hebraica é conhecida como período dos patriarcas, sendo Abraão, Isaque e Jacó os grandes patriarcas hebreus.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo.

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.

A distância entre o Egito e a Terra Prometida ( Canaã ) é de 425 km.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Josué foi o sucessor de Moisés e com ele os hebreus chegaram à Palestina, conquistando a cidade de Jericó. Depois de Josué, não havia união entre as tribos.

Após sua morte o Egito conseguiu manter sua soberania. Ele foi um líder notável, exímio militar e administrador competente e fez com que o país fosse próspero em seu reinado.

Piolhos estavam por toda parte no Egito antigo. Os túmulos dos governantes egípcios, por exemplo, são infestados. Enquanto eles tinham remédios, a maioria provavelmente não funcionava e não valia a pena. Logo, as pessoas preferiam simplesmente raspar o cabelo.

Acontece que o Rio Nilo possui alta concentração de ferro dissolvido. Quando a substância é misturada com o gás liberado por tremores de terra, a ferrugem se solta e dá a tonalidade vermelha à água.

Segundo o novo cálculo, publicado em artigo na revista “Nature Geoscience”, o Nilo tem 30 milhões de anos – cerca de seis vezes o tempo que se pensava anteriormente.

Trata-se de uma bacia exorréica (deságua no mar ou oceano), com curso perene (possui água o ano todo). O Nilo tem coloração mais escura, pois possui em seu curso alto teor de matéria orgânica, também conhecida como húmus. Cataratas: são consideradas quedas d'água, cachoeiras ou saltos de água.