Quem saiu do Egito e chegou à terra prometida?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

Foram duas pessoas que entraram na Terra prometida dos hebreus que saíram do Egito: Calebe e Josué. Encontramos a resposta no texto bíblico do livro dos números 32,11-12.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Os exploradores de Canaã, enviados por Moisés, levaram 40 dias para explorar a Terra Prometida (Números 13,24); Quando há paz, no livro dos Juízes, a terra "sossega por 40 anos" (3,11; 5,32; 8,22);

Antiga região entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, designada na Bíblia como a Terra Prometida dos judeus.

Migração para o Egito
De toda forma, acredita-se que isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. A motivação dessa migração teria sido a escassez de alimentos em Canaã, enquanto no Egito havia abundância de terras férteis.

Depois da última das dez pragas do Egito, aconteceu grande emoção nas terras egípcias e com muita insistência, o povo de Israel enfim conseguiu ser libertado por Faraó.

Até os dias de hoje, o rio Nilo possui elevada importância para as populações africanas, uma vez que garante a sobrevivência de parte do continente. É um rio fronteiriço e, portanto, compartilha de suas águas com outros países, sendo essencial para o desenvolvimento social e econômico de diversos territórios africanos.

Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade. Por isso alguns estudiosos considerem a possibilidade de ele ter sido treinado militarmente pelo exército de Faraó. Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando ele recebeu a Lei no Monte Sinai.

Local sagrado da Jordânia, Monte Nebo ajuda a contar história da humanidade. Dele, Moisés avistou a Terra Prometida, segundo a tradição. Local está no roteiro da visita de Bento XVI ao Oriente Médio.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.