O que significa a palavra hebreu na Bíblia?

Perguntado por: tsalgueiro6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio". Foi através dos hebreus que surgiu o judaísmo, religião baseada nas antigas escrituras, que servem de embasamento para sua crença, mas também como documento histórico para conhecer a sua trajetória.

O povo hebreu, ou hebraico, também conhecidos como israelitas ou judeus, faz parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização hebraica. Destacam-se, também, na civilização antiga, os persas e fenícios.

Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único Deus é Javé (Jeová), cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas.

O termo era aplicado apenas aos descendentes de Judá e aos poucos passou a ser utilizado para se referir a todo descente das tribos de Israel espalhados pelo mundo. No tempo de Moisés ele foi chamado de hebreu por conta de sua origem, já no tempo de Jesus os descendentes de Abraão eram chamados de judeus.

Significado de Hebreu
adjetivo Relativo aos hebreus, povo semita da Antiguidade que, descendente de Abraão e antepassado dos judeus, professa a religião de um só Deus, sendo sua história relatada na Bíblia pelo Velho Testamento; hebraico. substantivo masculino Indivíduo dos hebreus; israelita ou judeu.

Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.

Os hebreus são conhecidos também como judeus ou israelitas. Correspondem hoje à maioria da população de Israel. Muitos judeus vivem em outros países como os Estados Unidos ou o Brasil (onde vivem cerca de 200.000 descendentes dos antigos Hebreus).

Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".

Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.C.

Por volta de 1000 a.C., o governo teocrático foi instituído sob a liderança de Saul, o primeiro rei dos hebreus.

Os hebreus são um povo com origem semita que se diversificaram de outros povos contemporâneos a eles por meio de uma crença religiosa monoteísta e por possuírem um líder religioso, Moisés.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Os hebreus, ao contrário dos outros povos da Mesopotâmia, dos persas, dos egípcios, dos fenícios e de vários outros povos do Oriente Médio que foram seus contemporâneos, eram monoteístas, isto é: acreditavam em um só Deus, criador de tudo e de todos.

Filho de Davi desenvolveu o comércio, aumentando a influência do reinado sem recorrer a guerra. No entanto a fartura e a riqueza que marcaram o seu reinado exigiam o constante aumento de impostos, que empobreciam mais e mais o trabalhador, criando um clima de insatisfação no povo hebreu.

Em vez de ser estritamente uma carta, Hebreus é mais um longo sermão que cita repetidamente as escrituras e práticas israelitas. É o sermão mais longo na escritura sobre por que e como Jesus Cristo é superior a todas as coisas. Hebreus ensina que Jesus Cristo é maior porque Ele deu a lei.

O primeiro passo para saber se é ou não descendente de judeus portugueses é fazer uma análise exaustiva da sua árvore genealógica, junto de cartórios, hemerotecas e fontes bibliográficas que comprovem cada geração indo ao encontro do seu ascendente sefardita.

Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

O significado básico da palavra aviv é a fase do crescimento dos grãos, quando as sementes atingiram o tamanho completo e estão se enchendo com amido, mas ainda não secaram.

Hoje os judeus ashkenazim são considerados os descendentes diretos dos antigos israelitas.

Influenciados por um pensamento fortemente religioso, o povo hebreu fundou uma crença monoteísta focada na adoração do deus Iaweh. Seguindo a liderança de homens designados por Iaweh, os hebreus se julgavam uma nação santificada que deveria manter e expandir a sua população.

Hebreus 11. Pela fé entendemos a palavra e a obra de Deus — A fé que tinham os antigos estava centralizada em Cristo — Pela fé, os homens subjugaram reinos, praticaram a retidão e realizaram milagres. 1 Ora, a afé é o firme bfundamento das coisas que se cesperam, e a prova das coisas que não se veem.