O que as linhas brancas do mapa do Brasil representa?

Perguntado por: ipaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

No mapa do IBGE, as linhas brancas representam os limites entre os estados e as linhas vermelhas representam os limites das regiões (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul).

Mapa do Brasil separado em Estados, pintados de acordo com a região em que se encontram - Norte (Verde), Nordeste (Vermelho), Centro-Oeste (Laranja), Sudeste (Amarelo), Sul (Roxo).

O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes ...

As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

As linhas pretas representam o fluxo de ar ao redor de uma forma bi-dimensional de aerofólio. O ângulo a é o ângulo de ataque.

Branco: representa uma floresta limpa (árvores, mas sem vegetação rasteira); Amarelo: representa áreas abertas (campos abertos, clareiras, etc.); Verde: representa áreas ou objetos relacionados com vegetação (também usado em mapas de relevo, para representar altimetria);

- Azul: Área com água. Os símbolos representados a azul têm a ver com a água. - Amarelo: Área aberta, onde há ausência de árvores (quanto mais escuro, mais fácil a corrida). - Castanho: Representa a informação associada ao relevo (buraco, colina, depressão, cota, curvas de nível...)

Elas indicam áreas controladas pela Resistance ou IO, o que significa que encontrarás inimigos, veículos e armas específicos dessa fação em cada região. Isso é particularmente importante ao considerar objetivos específicos da fação.

Características das regiões do Brasil

  • Região Norte.
  • Região Nordeste.
  • Região Centro-Oeste.
  • Região Sudeste.
  • Região Sul.

As cores, quando bem usadas, pode trazer uma clareza nas informações do mapa, podendo este ser utilizado pela maioria das pessoas.

Os pontos são os objetos que melhor representam as localizações porque oferecem precisão.

Amazonas

Você sabia que o maior estado do Brasil é o Amazonas? Sua extensão territorial (1.559.146,876 km²) supera os territórios das regiões Sul e Sudeste. O menor município do Brasil é Santa Cruz de Minas, no estado de Minas Gerais, com extensão territorial de 3,565 km².

A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal. Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil.

As linhas simples podem ser retas ou curvas. - Retas - são as linhas que seguem sempre a mesma direção. - Curvas - são as linhas que estão sempre em mudança de direção, de forma constante e suave.

Carta: Mapa usado para navegação aérea ou marítima, acrescido de informações adequadas para o meio em que é desenvolvida. As Cartas Aeronáuticas contém posicionamentos de aeródromos, áreas de restrições, auxílios rádios, etc.

a) As linhas brancas representam os limites territoriais dos estados. No Brasil temos os 26 estados da federação e um Distrito Federal (capital política do Brasil) denominado Brasília.

A RJ-071, oficialmente denominada Via Expressa Presidente João Goulart e popularmente conhecida como Linha Vermelha, é uma via expressa do estado do Rio de Janeiro que liga os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, atravessando também o município de Duque de Caxias.

Os símbolos ordenados podem ser: pontos ordenados (círculo, quadrado ou outra forma geométrica), linhas ordenadas (linha com a mesma forma) e áreas ordenadas (polígonos). Esses símbolos identificam os elementos representados e, às vezes, informam sobre suas quantidades.