O que representa o mapa GA-sur?

Perguntado por: oassis6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Representa o rio Eufrates e acidentes geográficos adjacentes. É uma pequena estela de barro cozido que cabe na palma da mão e que foi descoberta perto da cidade de Harran, no nordeste do Iraque atual.

Um dos mapas conhecidos mais antigos é o de Ga-Sur, feito pelos babilônios (povo que habitou a Mesopotâmia) por volta de 2400 antes de Cristo. Era uma placa de argila cozida e representava duas cadeias de montanhas, além do rio Eufrates (na Ásia).

Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

cifrar o mapa mais antigo do mundo. O pequeno pedaço de pedra, de 17 centímetros por 12 centímetros foi encontrado, em 1993, em uma caverna em Abauntz, na região espanhola de Navarra. Acredita-se que essa seja a primeira representação humana de uma paisagem. O mapa foi feito há de 14.000 anos.

Alberto Cantino

O primeiro mapa-múndi feito de acordo com esse conceito é conhecido como Planisfério de Cantino. Elaborado em 1502 a mando de um espião italiano chamado Alberto Cantino, esse mapa foi o primeiro a representar o mundo conhecido de então, após a descoberta do continente americano.

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Resposta: As representações do espaço tão antigas, como a de Ga-Sur e a de Bedolina, mostram que a localização no espaço era extremamente importante para os seres humanos desde os primórdios da história.

Resposta. Explicação: O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates.

Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra. Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.

Resposta: É o Latim MAPPA, “lenço, pedaço de tecido”, pois era este o material onde eram desenhados antigamente os mapas.

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Branco: representa uma floresta limpa (árvores, mas sem vegetação rasteira); Amarelo: representa áreas abertas (campos abertos, clareiras, etc.); Verde: representa áreas ou objetos relacionados com vegetação (também usado em mapas de relevo, para representar altimetria);

Publicado pela primeira vez em 1556 no terceiro volume da obra Navigationi et Viaggi de Giovanni Battista Ramusio, o mapa acima, de Giovanni Battista Ramusio, tem sido considerado por muitos especialistas como a primeira representação cartográfica do Brasil, ou melhor, daquilo que hoje denominamos Brasil.

O mapa mais antigo
As primeiras representações mostravam paisagens conhecidas pelos habitantes locais, assim como trilhas e localizações das vilas mais próximas.

Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiga cidade de Çattal Huyulk, na Turquia, e datam de cerca de 6204 a.C., estando desenhados numa parede. Existem, também, mapas em outras culturas ancestrais, como, por exemplo, a asteca, a esquimó, a mesopotâmica etc.

Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.

No século 4 a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular. Esse serviu de base para todos os outros que vieram depois dele. A projeção se limitava apenas às terras conhecidas e habitadas naquele tempo.

O primeiro mapa do Brasil foi oficialmente reconhecido em 1502. Ele foi feito com informações coletadas pelos navegadores que viajaram pelo território brasileiro. Após essas navegações, foram feitos vários mapas do Brasil, mas eles não eram acessíveis à população.

Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi.