O que Atos 20 nos ensina?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A conversão de Paulo nos ensina que, quando obedecemos às palavras de Jesus Cristo, podemos nos converter completamente. “A verdadeira conversão é mais do que simplesmente ter conhecimento dos princípios do evangelho e implica muito mais do que apenas ter um testemunho desses princípios.

Quem Escreveu Esse Livro? Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos como “a segunda parte da obra escrita (…) a Teófilo. A primeira parte é conhecida como o Evangelho Segundo Lucas” (Guia para Estudo das Escrituras, “Atos dos Apóstolos”, scriptures.LDS.org; ver também Lucas 1:1–4; Atos 1:1).

Um dos estudos mais importantes para a igreja hoje é o do livro de Atos, pois ele relata a história da mesma, durante suas três primeiras décadas. Sem este livro ninguém conseguiria acompanhar bem o desenvolvimento do corpo de Cristo, desde seu início até pouco antes da morte do grande apóstolo Paulo.

A aula daquele dia era baseada no livro de Atos, capítulo 20, versículo 35: “Recordai as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.

28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

O comportamento desse rapaz reflete a história de todos os crentes que não se aprofundam em Cristo. Estão no meio das coisas de Deus, mas não estão muito interessados nas coisas de Deus. Os que agem assim ficam comprometidos com religiosidade (rituais e cerimônias).

35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

"Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber'" (Atos 20:35). Enquanto somos crianças, ficamos ansiosos com o que ganharemos no próximo Natal, não é mesmo?

Acção (feita ou por fazer) considerada na sua essência ou resultado. 2. [Por extensão] Feito, facto . 3.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

Atos ilustra como o Salvador continuou a dirigir Sua Igreja por meio dos influxos do Espírito Santo por meio daqueles que portavam as chaves do sacerdócio. O Espírito Santo revelava a verdade aos apóstolos, que, então, conduziam e ensinavam à Igreja. Os apóstolos também realizavam milagres em nome de Jesus Cristo.

Nesta solenidade, a Igreja faz memória do cumprimento da promessa de Jesus Cristo a seus discípulos. De acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo veio sobre eles em forma de línguas de fogo.

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja. O destaque para a expressão “Igreja” deve-se ao fato de que Pentecostes é o início do que hoje chamamos de Igreja primitiva, uma Igreja sem placas denominacionais.

O Que Significa “É Melhor Dar do Que Receber”? O versículo que ensina que é melhor dar do que receber significa que agir com generosidade é uma grande bênção. O cristão que é generoso obedece ao mandamento do Senhor Jesus e experimenta uma fonte de felicidade.

O ser humano generoso compreende que, quanto mais ele divide o que sabe com os que o rodeiam, mais ele agrega aos outros e, da mesma forma, mais ele cria possibilidades de expandir sua sabedoria, sua expertise e seu conhecimento também.

2Coríntios 9:6-10 NTLH. Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

20, assim diz o texto: “Não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido”. Querido irmão, querida irmã. O livro dos Atos dos Apóstolos nos conta o início da Igreja de Cristo, todas as maravilhas e, também, desafios vividos por aqueles que pregavam e anunciavam a boa nova do Reino de Deus.

Repare que Jesus Ressuscitado aparece aos seus discípulos e confraterniza com eles. Abençoa, reparte o Pão, dá graças e traz a paz. O que mais você descobre neste Evangelho?

Continuar lendo O que Atos 3 nos ensina?