O que podemos aprender com o livro de Atos?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Ao estudar esse livro, você vai aprender como a Igreja de Jesus Cristo começou a espalhar-se de Jerusalém “até os confins da terra” (Atos 1:8). Estudar esse livro também vai ajudá-lo a ver a sabedoria de seguir os profetas e apóstolos modernos e pode inspirá-lo a ser uma destemida testemunha de Jesus Cristo.

A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas. O Senhor destruirá todo o mal e nos presenteará com um lar no paraíso. Todos nós ressuscitaremos!

Atos 1. 12-26 – OS DISCÍPULOS PERSEVERAM UNÂNIMES NA ORAÇÃO (14,24) Perseverar é persistir! Jesus ensinou os discípulos sobre isso em Lucas 18: 1-8, na história da viúva e o juiz iníquo.

Introdução. Os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes e foram abençoados com o dom de línguas ao pregarem o evangelho. Pedro proclamou que Jesus é “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas ao arrependimento, a serem batizadas e a receberem o dom do Espírito Santo.

Há dois princípios que podemos aprender em Atos 9:13–16: Primeiro, o Senhor nos vê como podemos nos tornar e, segundo, o Senhor vê o nosso potencial para ajudá-Lo em Sua obra. Ao pensar sobre esses princípios, imagine a forma como Deus o vê.

Jesus Cristo ensinou que todos devem ser batizados pela água e pelo Espírito (o Espírito Santo) para remissão, ou perdão, dos pecados. Por meio do batismo feito por alguém que possui autoridade do sacerdócio e pelo recebimento do Espírito Santo, você renascerá espiritualmente.

Amós 7–9 relata cinco visões que Amós recebeu do Senhor. Cada visão mostrava que o Senhor pretendia destruir completamente o reino de Israel se as pessoas não se arrependessem. As primeiras duas visões mostravam destruições que foram evitadas porque Israel se arrependera. (Ver Amós 7:1–6.)

1. Acção (feita ou por fazer) considerada na sua essência ou resultado. 2. [Por extensão] Feito, facto .

Introdução. À porta do templo, Pedro e João curaram um homem coxo de nascença.

Depois, João Marcos decidiu voltar para Jerusalém; Paulo e Barnabé seguiram para Antioquia da Pisídia (At 13.13,14). A pregação mais longa de Paulo registrada no livro de Atos é a que foi feita na sinagoga dessa cidade.

Das lições de gestão que aprendemos em Atos 6, certamente essa é uma das mais expressivas: no início da estruturação da igreja, os apóstolos entenderam a necessidade de delegar funções, porque sabiam que, caso não o fizessem, eles acabariam ficando sobrecarregados e não exerceriam seu ministério da melhor forma ...

O que podemos aprender sobre os apóstolos de acordo com o que o Salvador ensinou no versículo 8? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que eles identifiquem a seguinte verdade: Os apóstolos são testemunhas de Jesus Cristo e testificam Dele em todo o mundo.)

Atos 4. Pedro e João são presos e levados perante o Sinédrio — Pedro testifica que a salvação vem por causa de Cristo — Os saduceus esforçam-se para silenciar Pedro e João — Os santos gloriam-se no testemunho de Jesus — Eles têm todas as coisas em comum.

Atos 5. Ananias e Safira mentem ao Senhor e perdem a vida — Os Apóstolos continuam a realizar os milagres de Jesus — Pedro e João são presos, um anjo livra-os da prisão, e eles testificam de Cristo — Gamaliel aconselha moderação.

Conclusão. Por fim, o estudo de Atos 3 nos mostra como é necessário agirmos como os apóstolos e sermos canais da bênção do Senhor na vida das outras pessoas. O estudo de Atos 4 demonstra os efeitos da cura do aleijado e do sermão introduzido pelos apóstolos pelo poder do nome de Jesus.

Testifique da importância de demonstrar nossa fé em Jesus Cristo, não apenas confessando os pecados, mas também abandonando tudo o que pode nos levar a retornar a eles. Peça aos alunos que pensem se há algo em sua vida que o Senhor gostaria que eles abandonassem.

Evite sair sempre com a mesma pessoa.” “Não frequente locais, assista a cenas ou participe de qualquer coisa que seja de algum modo vulgar, imoral, violenta ou pornográfica.” “Se seus amigos instigarem você a fazer coisas erradas, seja um(a) daqueles(las) que defendem o certo, mesmo que tenha de ficar só.”