O que atrai a mosca-de-banheiro?

Perguntado por: rsalgado7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Esses insetos se alimentam de matéria orgânica em ambientes úmidos. Então, o limo e outras sujeiras presentes nas tubulações e superfícies dos nossos banheiros são um banquete para as mosquinhas. Quanto mais umidade e sujeira houver no ralo e em seu entorno, maior a chance de as moscas proliferarem lá.

– Algumas plantas podem contribuir para manter as moscas afastadas, como lavandas, eucaliptos, flores de louro e cravo.

As moscas são atraídas por dois motivos: Matéria orgânica: lixos em decomposição, como restos de comida e fezes; Umidade: ambientes com água parada ou incidência de mofo também atraem as moscas para dentro de casa.

Ciclo de vida das moscas de ralo
Já o ciclo de vida dos mosquitinhos de banheiro é curto e geralmente não dura mais que quatro semanas, isso contando do ovo até o fim da fase adulta. Após a desova, as larvas eclodem em, no máximo, 48 horas.

Os "vermes" pequenos encontrados no ralo e azulejos do chuveiro provavelmente não são vermes, mas larvas da mosca-de-banheiro. Essas larvas podem ser pretas ou marrons e, em uma inspeção mais minuciosa, pode-se notar que possuem a parte central clara e as bordas mais escuras.

Para eliminá-los mantenha o banheiro, paredes e piso bem limpos e faça uma boa limpeza nos ralos a cada quinzena. Lave os ralos, remova os cabelos, esfregue com escova, água sanitária e enxágue com água fervente. Após lavar coloque no ralo uma colher bem cheia de sal fino de cozinha ou bicarbonato de sódio.

Uma dica simples que pode ajudar como acabar com infestação de moscas na cozinha é usar morango e cravos-da-índia. Basta espetar os cravos no morango e espalhar pelo ambiente. o aroma do cravo-da-índia irá espantar os insetos.

Outra dica simples para acabar com mosquitinhos da cozinha é cortar um limão ao meio e espetar cravos em sua superfície. Deixe a fruta cravejada em um cantinho, de preferência próxima à fruteira.

As moscas não gostam do cheiro da arruda, do tagetes e do cravo-da-índia – também não curtem citronela, mas como essa erva é base para muitos inseticidas, pode ser que as moscas tenham ficado resistentes ao odor.

Dica 1: Limpeza com vinagre de álcool

  1. Após varrer todo o ambiente (principalmente o local onde as moscas têm aparecido com frequência), dilua 100 ml de vinagre de álcool em um balde de água e com a ajuda de um pano, passe por todo o local, no chão e nos móveis.
  2. Deixe secar naturalmente.

As moscas-da-fruta dormem várias horas seguidas durante a noite. Geralmente, isso ocorre com várias espécies de moscas, porque se relaciona com sua atividade principalmente diurna. Por isso que ao anoitecer, começa um processo de diminuição de sua atividade e é quando descansam.

Lavar e higienizar os locais constantemente é a maior recomendação para manter um ambiente livre de moscas e outras pragas. 2) A colocação de redes de proteção é uma forma efetiva de impedir a entrada de moscas, mosquitos e outras pragas do tipo.

As moscas domésticas põem seus ovos em material orgânico quente, úmido e em decomposição. Os principais locais de reprodução incluem estrume, lixeiras, lixo e vegetação em decomposição, onde as bactérias e outros microrganismos se desenvolvem.

Então, vamos começar com dicas e recursos simples, que evitam o aparecimento dos mosquitinhos no seu banheiro.

  1. Óleo essencial e bicarbonato de sódio. ...
  2. Cravo e álcool. ...
  3. Vela de laranja. ...
  4. Difusor, incenso ou vela de citronela. ...
  5. Cloro. ...
  6. Água sanitária. ...
  7. Desinfetantes.

A mosca não consegue ingerir nada sólido, somente matéria na forma líquida; por isso, lança sua saliva sobre o alimento para poder digeri-lo e, posteriormente, ingeri-lo. Em geral, é ativa durante o dia e repousa à noite. São encontradas repousando sobre as paredes, forros e fios das residências.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Por fim, a cada semana, deve-se lavar a parte do box com cloro, vinagre e álcool para impedir que os insetos depositem os seus ovos nesta região, ocasionando o aparecimento de larvas.