O que cai na prova de reclassificação?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A prova de reclassificação consiste em avaliar as competências do estudante nas disciplinas escolares que compõe o currículo da base nacional comum, com o conteúdo da série/ano imediatamente anterior ao do solicitado. Uma redação em língua portuguesa deve ser obrigatoriamente incluída.

* Legislação LDB: Artigos 23 e 24 da Lei Federal nº 9394/96. Para realizar a prova de Classificação/Reclassificação você deverá comprovar a idade mínima de 18 anos. Disciplinas Avaliadas: Português com Redação, Arte, Espanhol, Ciências, Matemática, História e Geografia. AS QUESTÕES SÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA.

Reclassificação se dá para alunos da própria unidade escolar. Ou seja, aqueles já matriculados na escola nos primeiros dias do ano letivo. Será possível a reclassificação de alunos da própria escola, para um ano/uma série avançada, de acordo com a idade e competências básicas para o ano/a série.

Reclassificação é o mecanismo que consiste em rever e alterar a classificação do aluno, matriculando-o em série mais avançada em relação à anteriormente cursada, observada a correspondência idade/série. A reclassificação do aluno deve ser feita tendo como referência idade/série e a avaliação de competências.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

§ 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. Vide ainda também para o caso da classificação dos estudantes, explicitado no inciso II do art.

Faça e releia anotações
Todos os alunos que dominam as técnicas de como estudar para uma prova têm um hábito em comum: eles fazem muitas anotações. Elas podem ser feitas em forma de tópicos, desenhos, mapas mentais ou fichamentos, dependendo das técnicas de memorização que funcionam melhor para cada pessoa.

As mais frequentes, portanto, que tem mais chances de cair na prova, são: Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos. Como você vai ver abaixo, os assuntos podem ser muito semelhantes aos já citados nos concursos de nível fundamental.

180/2019: A reclassificação apresenta-se como ato da instituição a ser aplicado para a devida readequação da trajetória do aluno, considerada a partir de peculiaridades pedagógicas próprias.

Os alunos participantes das turmas de aceleração de estudos poderão, ao final do ano letivo, acelerar até dois anos de estudos, ou seja, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental poderão ser reclassificados para o 8.º ano do Ensino Fundamental, e os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental, poderão ser reclassificados ...

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

O processo de reclassificação deve ser realizado de maneira criteriosa, verificando se o estudante realmente se apropriou dos conhecimentos necessários, e se possui de fato condições de cursar uma série posterior.

Prova de Reclassificação: mudança de ano e série escolares
A prova de reclassificação escolar é assegurada pela legislação educacional que permite aos estudantes a matrícula em série e ano mais avançados daqueles em que se encontram.

Ofereça aulas de reforço fara contornar a nota baixa
Outra forma de lidar com notas baixas em sala de aula é por meio da realização de aulas de reforço extraclasse. Assim, você não atrasa o ritmo de aprendizado da maioria da turma.

Como se inscrever na EJA? Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.