O que causa a quebra da caixa de direção?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Geralmente, eles ocorrem por causa de um desgaste na cruzeta da coluna de direção. Para resolver essa situação, leve o carro à uma oficina mecânica ou auto center.

Em casos extremos, a folga no terminal de direção pode ocasionar o rompimento do pino mestre do terminal. Se isso ocorrer, o condutor perderá completamente o controle da direção do carro, o que pode resultar em um grave acidente.

Caso o proprietário optar pela troca da tubulação, o custo do serviço fica em Média R$ 900,00 o valor das peças junto com a mão de obra. Se o proprietário optar em fazer o reparo (solda), o valor fica em média R$750.

O funcionamento da direção hidráulica nos carros acontece devido ao óleo que é aplicado ao sistema. Quando o nível dele está abaixo do indicado, acarreta o endurecimento da direção hidráulica. Além disso, é possível ouvir sons de rangido.

Você já reparou que alguns carros emitem chiados, apitos e cantorias? Carros com direção hidráulica, por exemplo, chiam ou apitam quando o motorista vira o volante, o que é um sinal de que a correia que movimenta o sistema está ressecada. Ela desliza sobre a polia e emite esse barulho.

3. QUAL A VIDA ÚTIL DO SISTEMA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA? Uma das vantagens da direção hidráulica é que ela foi desenvolvida para durar durante toda a vida útil do carro. Para isso é necessário que o condutor ou dono do veículo faça manutenções preventivas pelo menos a cada 50 mil quilômetros.

Nível baixo do fluido gera ruídos no volante
Em carros com direção hidráulica, é comum surgir um barulho agudo e contínuo, além de uma vibração no volante, sempre que o motorista esterça. Quando isso acontece, o nível do fluido do sistema de direção que deve estar baixo.

Ela deve ser realizada, em média, a cada 10 mil quilômetros. Em caso de dúvida sobre o tempo ideal para o seu veículo, siga as instruções do manual do fabricante do automóvel. Se mesmo com esses cuidados você tiver dificuldades em dirigir, pode ser sinal de que está na hora de trocar o terminal de direção.

Quais são os principais indícios de falha no terminal de direção?

  1. vibração;
  2. ruídos;
  3. folga na direção.

Folgas na direção, batidas mais secas e barulhos agudos nas curvas ou desníveis podem indicar que o pivô está com problemas. Desgaste irregular dos pneus também é um sinal, embora problemas em outras peças causem esse mesmo sintoma.

Porém, as causas para isso podem ser diversas, como necessidade de alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar batido. Até mesmo o coxim do motor pode causar vibrações no volante ou ruídos estranhos.

Pneus com pressão muito abaixo do especificado também prejudicam o sistema, deixando a direção mais pesada e causando maior o esforço do sistema hidráulico. Ainda, vazamentos no sistema também causam a falha total do mesmo.

Entretanto, as causas mais comuns desse problema são: Rolamento do coxim do amortecedor; Homocinética, a peça avariada pode causar o barulho ao virar o volante do carro; Direção hidráulica, geralmente causado pelo baixo nível de fluido.

É possível reconhecer o vazamento da bomba hidráulica principalmente se:

  1. a direção ficar mais pesada,o que quer dizer que ela voltou a ser mecânica.
  2. um chiado/ruído, o que quer dizer que há presença de ar na bomba – deve ser feita a retirada para melhorar o funcionamento.

Ao contrário do que muitos pensam, o fluido da direção hidráulica e o óleo do câmbio manual. ao contrário do óleo do motor, não baixam em condições normais e têm a mesma durabilidade que o próprio carro.