O que causa uma gravidez indesejada?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A falta de serviços de planejamento familiar e de informação sobre a possibilidade de engravidar estão entre as principais causas da gravidez indesejada.

Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente e, como conseqüências foram ...

Gravidez Planejada, quando de forma autônoma, consciente a pessoa ou o casal planeja a gestação. Gravidez desejada, não necessariamente aconteceu um planejamento da pessoa ou casal, mas ao descobrir a gestação, isso não lhe traz espanto ou indiguinação.

O que devo fazer? Deve dirigir-se a um serviço de saúde, preferencialmente ao centro de saúde para a consulta prévia de interrupção voluntária da gravidez. Se não tiver atendimento no centro de saúde pode deslocar-se ao hospital (com serviço de obstetrícia e ginecologia) da área de referência.

Durante o 1º trimestre
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

Como Lidar Com uma Gravidez não Planejada

  1. 1ª passo: Espere o susto passar. Embora seja completamente inesperado e, algumas vezes impensável estar grávida naquele momento, a gravidez aos poucos será assimilada. ...
  2. 2º passo: Fale com seu companheiro. ...
  3. 3º passo: Procure um médico de confiança. ...
  4. 4º passo: contar para a família.

A principal causa de abortos espontâneos, comuns nos três primeiros meses de gravidez, é a rejeição do sistema de defesa do organismo da mãe devido às características do embrião que vieram do pai, segundo um estudo feito na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A mulher também pode ter sintomas como náuseas, vômito, sangramento vaginal e cólicas. Essa é uma maneira inconsciente que o corpo encontra de tentar rejeitar o feto. O problema é que isso pode trazer consequências para a criança.

O principal sinal da suspeita de gravidez é sempre o atraso menstrual mesmo. Deverá haver a ausência da menstruação após um período de pelo menos 30 dias do inicio da última menstruação quando então um teste de gravidez na urina ou no sangue poderá ser realizado para saber se está grávida ou não.

Além disso, a falta de planejamento da gravidez pode levar à situações mais graves, por exemplo: Interferir no estabelecimento do vínculo com o bebê; Interferir na decisão de amamentar; Aumentar a chance de a mulher desenvolver depressão pós-parto.

O primeiro trimestre , ou primeira fase da gravidez, corresponde a 1ª a 13ª semana. É a fase mais difícil para a mãe e o bebê. “Enjoos matinais, cansaço, alterações de humor, seios sensíveis são um dos sintomas que correspondem ao primeiro trimestre da gravidez.

Como o aborto é feito? Uma das formas mais comuns de aborto é por meio do uso de medicamentos como o misoprostol. Administrado via oral ou aplicado diretamente na vagina da mulher, a substância provoca fortes contrações uterinas, o que leva a sangramentos uterinos, matando e expulsando o feto.

O fenômeno, que ocorre geralmente entre a 6ª e a 14ª semana de gestação, possibilita o risco de infecção e complicações para a mulher. Dessa maneira, se o feto não for expulso naturalmente no decorrer de 30 dias, será necessária a intervenção médica para sua retirada.

Em casos de óbito embrionário durante o primeiro trimestre – abaixo de 12 semanas de gestação -, é possível esperar até 15 dias para que o organismo aja sozinho e expulse naturalmente.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

Algumas vezes, o ventre pode parecer mole, mais do o que considera normal, mas pode depender da posição. Quando está deitada, a barriga tende a ficar mais relaxada, mas isso não é uma regra, somente é o esperado.

Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar. Com o crescimento do bebê, a barriga costuma ir ficando cada vez mais redonda e mais dura, mas o formato pode variar de mulher para mulher.

A pílula dos 5 dias seguintes Ellaone tem na sua composição acetato de ulipristal, que é um contraceptivo oral de emergência, que pode ser tomado até 120 horas, o que equivale a 5 dias, após o contato íntimo desprotegido.

Continuar lendo O que a gravidez causa?