O que chega primeiro o som ou a imagem?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Esta se propaga à velocidade da luz, cerca de 800 mil vezes superior à do som. Com isso, a imagem de televisores ou projetores chega até nós mais rápido do que o som emitido pelas caixas acústicas.

Para chegar até os televisores dos usuários, os sons, as imagens e demais sinais produzidos pelas emissoras de televisão são enviados para uma torre de transmissão. Lá, eles são convertidos em ondas de rádio e direcionados para os receptores de tv na casa dos telespectadores, por meio de transmissores terrestre.

A velocidade da luz é muitas vezes mais rápida que a velocidade do som. Por esse motivo, vemos o clarão de um relâmpago e, somente depois, ouvimos o trovão. Qual é mais rápido luz ou raio? A velocidade da luz é a considerada a mais rápida do universo, com seus 299.792.458 metros/segundo.

As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.

A velocidade do som no ar, ao nível do mar, em condições normais de pressão e com temperatura de 20 ºC é de 343 m/s, que corresponde a 1234,8 Km/h. Já a velocidade do som na água, a uma temperatura de 20 ºC, é de 1450 m/s, o que corresponde a cerca de quatro vezes mais que no ar.

O efeito Doppler é um fenômeno ondulatório que se manifesta quando há diferenças de velocidade entre um observador e uma fonte emissora de ondas, sejam elas mecânicas (que só se propagam em meios, como o som), sejam elas eletromagnéticas (que não precisam de um meio para se propagarem, como a luz).

Diretores, roteiristas, fotógrafos, figurinistas, atores, captadores de som: todos eles trabalham para estarem na mesma página; em harmonia e coesão do filme como um todo.

Timbre: O timbre do som é o que nos permite distinguir a natureza de sua fonte. Ao ouvirmos dois sons de mesma frequência e intensidade, mas que foram produzidos por instrumentos diferentes, podemos facilmente diferenciá-los.

Aparelhos como rádio e TV, dentre outros, quando colocados na região do espaço onde encontra-se o campo eletromagnético produzido por uma estação, são capazes de receber e processar as informações enviadas. Para tanto, eles dispõem de antenas que podem ser internas (no caso de rádios portáteis) ou externas.

O sinal da TV Digital é geralmente transmitido em UHF, mas nas regiões metropolitanas de algumas grandes cidades existem canais digitais também em VHF. Por isso, é bom conferir qual a sua antena para ter certeza de que você está tendo acesso a todos os canais disponíveis.

Existem diferentes tecnologias de recebimento do sinal de TV, como o cabo e satélite. A TV a cabo utiliza a rede cabeada para enviar os sinais, que chegam diretamente na sua casa, enquanto o satélite transmite o sinal até uma antena.

Não são não. A velocidade de transmissão de impulsos entre os neurônios está entre 200 m/s. Portanto imensamente menor do que a velocidade da luz, que é de 300.000.000 m/s.

Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo. “O motivo pelo qual nós vimos o raio antes e ouvimos o trovão depois, está relacionado com a velocidade da luz, que é muito maior do que a velocidade do som”, destaca o docente.

Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e somente depois ouvimos o som? Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som.

Nos sólidos, o som se propaga de maneira mais veloz do que nos líquidos. Para se ter uma ideia, a velocidade do som no ferro é de aproximadamente 5130 m/s.

O som é uma onda mecânica, e por isso não pode se propagar no vácuo. Ou seja, a propagação do som ocorre somente nos meios materiais. No nosso cotidiano é mais comum presenciar o som se propagando no ar, mas nada impede que existam ondas sonoras nos líquidos e nos sólidos.

Velocidade do Som X Velocidade da Luz
A onda sonora (trovão) se propaga em um espaço com a velocidade de 340 m/s. Por outro lado, tem-se a onda luminosa (raio), que é considerada eletromagnética, pois não precisa de meio de propagação. Com isso, a velocidade da luz se propaga em 300.000.000 m/s.

Isso acontece porque o som (forma de energia levada por meio de ondas sonoras) provoca vibrações nas moléculas (minúsculas partículas) do ar, que se espalham, fazendo com que o barulho chegue fraquinho. Ou seja, quanto maior a distância entre a origem do ruído e o andar, por exemplo, menor será sua intensidade.

Geralmente a distorção é resultado de um desbalanceamento entre a potência do amplificador e a do alto-falante. Neste caso, o amplificador manda um sinal bem acima da capacidade do alto falante receber, processar e reproduzir. Então distorce.

Embora seja facilmente percebido nos fenômenos relacionados à acústica, o efeito Doppler pode ocorrer com qualquer tipo de onda. Dessa forma, ele está presente tanto em ondas mecânicas (som) quanto em ondas eletromagnéticas (luz).

O direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.