Qual foi o primeiro filme que sincronizou som e imagem?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 18 votos

Foi o início de uma nova era, a do cinema falado. Aconteceu no dia 6 de outubro de 1927 com a exibição de "O cantor de jazz" (The Jazz Singer), de Alan Crosland, em Nova York.

Em 1928, Bryan Foy lança o primeiro filme totalmente falado e sonorizado, Luzes de Nova York (Lights of New York).

Em relação ao cinema, a primeira experiência do uso de sons que não vêm unicamente das caixas que estão por trás da tela, foi o filme “Fantasia” da companhia Disney em 1941, utilizando um sistema desenvolvido pela companhia e chamado “Fantasound”.

O conceito de fonograma surgiu do fonógrafo. Ele foi o primeiro aparelho funcional capaz de gravar e reproduzir um som registrado na hora, de maneira totalmente mecânica.

No ano de 1877, o inventor norte-americano Thomas Edison desenvolve o primeiro aparelho prático de gravação sonora, onde o som era registrado por meio de uma agulha que riscava um cilindro de cera. Nesse sistema, os sulcos feitos pela agulha, quando novamente percorridos, revelavam a gravação feita.

Sortie de l'usine Lumière à Lyon

“Sortie de l'usine Lumière à Lyon” (ou “Empregados deixando a Fábrica Lumière”) é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.

1927: primeiro filme falado
Por mais que alguns experimentos tenham sido feitos anteriormente nos Estados Unidos, The Jazz Singer (O Cantor de Jazz, em tradução literal) foi o primeiro filme falado produzido em larga escala.

6 de outubro de 1927

O primeiro filme falado, cantado e musicado estreia nos Estados Unidos em 6 de outubro de 1927. Trata-se da obra audiovisual "O Cantor de Jazz" (no original, The Jazz Singer), de Alan Crosland, em que ator-vedete, Al Jolson, de origem russa judaica, aparece maquiado com a pele negra.

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

O diálogo sincronizado somente tornou-se uma prática na década de 1920 com a perfeição dos amplificadores do som e a introdução do sistema Vitaphone. Após o lançamento de “The Jazz Singer” em 1927, a sonorização se tornou mais comum a cada ano, e dentro de uma década, a produção de filmes mudos já havia cessado.

Personagens geniais, como Thomas Edison, no fim do século XIX, o francês Meliés e o inglês G. A. Smith, com suas primeiras tentativas, podem ser considerados pioneiros neste empreendimento, mas a história reservou aos irmãos Louis e Auguste Lumieré a honra de ter lançado os alicerces desta indústria do entretenimento.

Surgimento do som (1929–1935)

Surgimento do som (1929–1935)
O primeiro filme sonoro brasileiro é a comédia Acabaram-se os otários (1929), de Luiz de Barros.

O fonógrafo, o primeiro sistema de som capaz de reproduzir sons previamente gravados em cilindros de papel, metal ou cera, completa 135 anos nesta quarta-feira. O aparelho foi anunciado por Thomas Edison em 21 de novembro de 1877.

The Power of Love

O primeiro filme 3D da história é datado de 1922 e recebeu o nome de The Power of Love. A tecnologia utilizada no longa chama-se anaglifia – duas imagens visualmente combinadas, uma desenhada em vermelho e outra em azul, eram vistas através de um par de óculos com lentes coloridas das mesmas cores.

Em 1857, o bibliotecário francês Édouard-Léon Scott de Martinville criou o fonoautógrafo, primeiro aparelho capaz de registrar sons.

A primeira gravação de som registrada é da canção folclórica francesa "Au Clair de la Lune", de 1860, e foi encontrada em 2008 em um arquivo em Paris.

Fonógrafo

1877 — Fonógrafo
Criado pelo norte-americano Thomas Edison, foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons registrados na mesma hora em que aconteciam.