O que Chico Xavier fala sobre inveja?

Perguntado por: agil6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Tem pessoas, cuja inveja é tanta, que, se não prejudica de forma material fazendo fofocas e intrigas, buscam a magia negra para derrubar quem está por cima. Nenhum invejoso progride ou alcança o sucesso e se alcançar cai rápido. Isso acontece porque, além de desejarem o mal aos outros, sentem-se inferiores.

O espírito da inveja é uma entidade maligna e opressora que envolve a alma do invejoso nas trevas da infelicidade ao ver alegria alheia. Os principais conceitos abordados neste livro são: Você saberá identificar quais são as ações do espírito da inveja na vida do invejoso.

A inveja tem o poder de nos induzir a acreditar que o que queremos é o que Deus também deseja. Saul disse aos zifeus que prometeram entregar Davi a ele: “O Senhor os abençoe por terem compaixão de mim” (1 Samuel 23:21), como se a busca de Saul fosse sagrada.

É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. Muitos sofrem desta “doença” sem se dar conta de que ela poder ser curada com pequenos ajustes de pensamento, decisões e atitudes.

Sal grosso
Ele é capaz de captar e renovar as energias do ambiente, e, por isso, é tão famoso como repelente contra a inveja.

Como isso afeta as pessoas? O sentimento emanado para alguém pode causar angústia, tristeza, mal-estar e doenças. O pensamento negativo poder ser lançado não apenas para alguém, mas para um bichinho ou até mesmo objetos.

Inveja: 6 dicas para lidar com pessoas invejosas

  1. A pirâmide de Maslow. ...
  2. Tente conversar. ...
  3. Não fale sobre a sua vida pessoal e profissional. ...
  4. Sinalize a situação para os seus gestores. ...
  5. Faça terapia. ...
  6. Não mude quem você é ...
  7. Mostre ao invejoso que ele também possui qualidades.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

O invejoso pensa tão em si que ele algumas vezes diz: antes ele do que eu, quando algo dá errado, ainda bem que deu errado pra ele não para mim. Para mim sucesso, dinheiro, glamour, prazer, para ele nada, ou azar, má sorte, encrenca e tudo de ruim, quanto mais baixo o outro estiver, mas por cima eu me destaco.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

Como agem as pessoas invejosas

  1. Baixa auto-estima. As pessoas invejosas não têm auto-estima e não percebem o quanto valem pelo simples fato de serem pessoas. ...
  2. Comparam-se a toda a hora. ...
  3. Desejam o mal aos outros. ...
  4. Fazem você ficar mal em público. ...
  5. Ridicularizam as outras pessoas. ...
  6. Fazem elogios falsos.

Amor-Àgape, amor à vida, amor ao mundo, amor ao próximo, amor às coisas simples do dia a dia. Esse é o segredo para combater a inveja.

Inveja na Bíblia. O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

São diversos os sintomas de quem é vítima do quebranto: olhos lacrimejantes, moleza por todo o corpo, tristeza, bocejar constante, espirros repetidos, inapetência.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda de toda inveja e mal com o poder de sua santa e divina graça. Afaste de mim, meu Pai, todos aqueles que querem com mal. Aproxime de mim os Teus filhos que trazem paz. Que Deus retribua com luz e serenidade aqueles que só têm a inveja e o ódio para compartilhar.

Além dos animais citados, o lobo, o dragão e o basilisco também exprimem a inveja (VINCENT-CASSY, 1980, pp. 255- 256).