O que é a solidão Chico Xavier?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A solidão é o sentimento de estar longe de si mesmo e da própria essência. Os solitários costumam dar muito valor à vida de fora, às regras da sociedade, são consumistas, envolvem-se em trabalhos, festas e compromissos em demasia, tudo para fugir de si mesmos.

Tem pessoas, cuja inveja é tanta, que, se não prejudica de forma material fazendo fofocas e intrigas, buscam a magia negra para derrubar quem está por cima. Nenhum invejoso progride ou alcança o sucesso e se alcançar cai rápido. Isso acontece porque, além de desejarem o mal aos outros, sentem-se inferiores.

Pra se gostar de gato, tem que ter uma flexibilidade muito grande e entender que ninguém é de ninguém, entender ainda que o amor é a única coisa que segura o gato perto de você. O gato morre de depressão quando o dono vai embora. O gato preto com algumas manchinhas brancas ele tem mais sensações instintivas de homem.

Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. James R. Sherman Rejection, 1982. Nota: A autoria do texto tem vindo a ser erroneamente atribuída a Chico Xavier, Bob Marley e Francisco do Espírito Santo (por meio de Hammed).

Guarda o coração sem ressentimento. Cria esperança e otimismo onde estiveres. Reflete nas necessidades alheias, buscando suprimi-las ou atenuá-las. Faze todo o bem que puderes, em favor dos outros, sem pedir remuneração.

Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos. Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.

Uma das principais características do espiritismo, além da sua comunicabilidade com o mundo espiritual, da crença na pluralidade das existências e da universalidade dos ensinos dos espíritos, é o lema “fora da caridade não há salvação”.

Allan Kardec: A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores.

Quando descobrimos que absolutamente nada é definitivo, inclusive a vida, compreendemos a inutilidade do orgulho, a tolice das disputas, a estupidez da arrogância, e a incoerência das tolas mágoas.

Por isso, não devemos nos colocar em posição de vítima, mas sim, irmos atrás de nosso melhoramento, de nossos objetivos. Para finalizar, não se sinta impotente ou fale mal dos outros. O melhor caminho para nos livrarmos da inveja é o AMOR. Passe a valorizar as coisas boas da vida, não perca tempo falando dos outros.

"A inveja é sempre fruto da admiração", diz. "Se ela ficar restrita a isso, pode funcionar como impulso para o desenvolvimento." O problema é quando essa barreira é rompida. "Se o impulso destrutivo for muito forte, o invejoso passa a viver a vida do outro e isso pode ser danoso tanto para ele quanto para o invejado."

Confira algumas dicas que poderão te ajudar a não sentir mais inveja dos outros:

  1. Aceite o sentimento. O invejoso não está satisfeito com suas qualidades e conquistas. ...
  2. Seja justo com você ...
  3. Seja fiel a seus valores. ...
  4. Pare de lutar contra coisas que não podem ser mudadas. ...
  5. Cuide de suas emoções.

Fala-se que os gatos são capazes de perceber boas energias e que se aproximam de pessoas que emanam essas vibrações positivas. No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã.

Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar.

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

Pelo menos para o espiritismo, o câncer é como uma tentativa de reequilíbrio, como se fosse um aviso e um pedido de tempo a quem não soube elaborar as emoções da vida e, em muitos casos, achou que daria conta de tudo. Uma doença pode ter um significado muito maior do que se imagina.

O verde tem como função esotérica a reflexão e está associada a vida infinita dos sentimentos e pensamentos. Também representa a imortalidade.

Dá para mudar o passado? Não dá. A única coisa que dá para mudar é a maneira como enxergamos tudo o que nos aconteceu (e ainda acontece) e ver o que é possível perdoar, esquecer ou redimensionar. Viver não é fácil, mas é o que temos pra hoje.