Qual foi o primeiro relatório de responsabilidade social no Brasil?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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No Brasil, o surgimento da responsabilidade social não tem um início preciso, existem registros de ações sociais de empresários desde o século XIX, no entanto pode-se indicar a 'Carta de princípios dos dirigentes cristãos de empresas' publicada em 1965 pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Brasil (ADCE ...

As origens do balanço social estão na Europa do pós-guerra, onde empresas tomaram consciência de seu papel na reconstrução dos países devastados pelo conflito. No Brasil, o primeiro balanço foi publicado em 1984, numa iniciativa de uma subsidiária da Petrobrás, a Nitrofértil.

Na realidade brasileira, a disseminação do conceito da responsabilidade social das organizações ainda é muito recente, as primeiras discussões foram na década de 1970, tendo como principal objetivo promover o debate sobre o balanço social.

A expressão "responsabilidade social" foi escrita pela primeira vez em um manifesto de 120 industriais ingleses. O documento menciona que a "responsabilidade dos que dirigem a indústria é manter um equilíbrio justo entre os vários interesses dos públicos, dos consumidores, dos funcionários, dos acionistas”.

O movimento da responsabilidade social das empresas, cuja projeção nos eua e na Europa aconteceu em meados dos anos 1960, passou a ser pauta na agenda dos empresários brasileiros, com mais visibilidade, ao longo dos anos 1990, incentivado pelo período de redemocratização e abertura econômica do País e pelos direitos ...

A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.

A responsabilidade social corporativa atua no trabalho com ética e transparência, dentro do escopo de gestão empresarial, considerando estratégias criadas com total comprometimento na tomada de decisões, as quais podem impactar o meio ambiente, a sociedade e o desenvolvimento das empresas.

De acordo com Chiavenato (1999, p. 121), Responsabilidade Social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem- estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses.

O Balanço Social surgiu em meados da década de 60 nos Estados Unidos da América, quando as empresas pressionadas pela população americana resolveram publicar relatórios com suas ações sociais, de forma a adquirir mais prestígio e recuperar a imagem desgastada das empresas que subsidiavam a guerra contra o Vietnã.

Porém, foi na França em 1972, que surgiu realmente o que pode ser chamado de primeiro Balanço Social publicado pela multinacional SINGER. A França aprovou em 12 de julho de 1977, a lei 77/769, que tornava obrigatória a realização anual para empresas com mais de 700 funcionários.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Para SUCUPIRA (1999), o Balanço Social é um conjunto de informações sobre as atividades desenvolvidas por uma empresa, em promoção humana e social, dirigidas a seus Page 2 empregados e à comunidade onde está inserida.

  • 6 empresas que apoiam projetos sociais no Brasil! Nos últimos anos, a responsabilidade social das empresas é um tema cada vez mais em destaque. ...
  • Faber-Castell. A Faber-Castell é uma empresa que já existe há mais de 200 anos, sendo uma das gigantes no mercado de materiais escolares. ...
  • Natura. ...
  • Cielo. ...
  • IBM. ...
  • Pedigree. ...
  • Porto Seguro.

1) No Brasil, quais foram os principais eventos que despertaram as empresas para a Responsabilidade Social? Resposta: De acordo com minhas pesquisas, diversos autores concordam que o processo de Responsabilidade Social no Brasil culminou em 1961, com a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos (ADCE) em São Paulo.

Responsabilidade social (RS) é uma estratégia composta por ações voluntárias de empresas em benefício da sociedade, incluindo aí iniciativas voltadas ao público interno, como um treinamento de colaboradores, e também externo, como um projeto que envolve a comunidade do entorno.

O argumento da responsabilidade social provém, pois, do espelhamento da sociedade contemporânea, na qual as empresas atuam de forma privada, alcançando lucros reservados aos acionistas, com imenso lastro de poder econômico no âmbito global e local.

A principal referência normativa do Programa é a norma ABNT NBR 16001, Responsabilidade Social - Sistema de gestão - Requisitos. Essa norma brasileira, revisada em 2012, teve como base a ISO 26000 - Diretrizes sobre Responsabilidade Social.

LEI Nº 13.559, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017.
Institui a Semana Nacional da Responsabilidade Social.

Ideias de responsabilidade social para colocar em prática

  1. Minimizar o impacto ambiental. Todo segmento causa impacto no meio ambiente. ...
  2. Promover ações de voluntariado. ...
  3. Criar programas de capacitação. ...
  4. Desenvolver ações de saúde. ...
  5. Doar para instituições sociais.