O que deixa o fogo aceso?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

Quando o combustível entra em contato com o comburente, oxigênio do ar, e uma fonte de ignição, pode-se gerar a chama, ou seja, a reação não ocorre espontaneamente, é necessário aquecer o combustível até uma temperatura que inicie a combustão.

Além do que, muitos advogam que madeira bruta influencia no cheiro da comida, devido às notas aromáticas que vem da lenha ao ser queimada. Nos Estados Unidos, onde mais se defuma a carne do que assa, é muito comum misturar carvão com nós de lenha de certas árvores específicas para dar aquele aroma de madeira na carne.

Use papel higiênico e um pouco de óleo
Jogue um pouco de óleo de cozinha por cima e, depois, é só atear fogo com um fósforo aceso. O papel funcionará como uma espécie de tocha - basta colocar os pedaços de carvão mais próximos do fogo para que fique bem aceso durante mais tempo.

Como fazer: com um dos gravetos entre as suas duas mãos e outro no meio da palha seca, faça o movimento de broca, gerando a fricção necessária para ocasionar um superaquecimento em um ponto do graveto. Assopre constantemente para auxiliar o processo.

Dissolva o mel na aguardente. Depois unte tudo e deixe madurar em recipiente de vidro fechado por 3 dias, de preferência na mesma garrafa de vidro da aguardente. Nesse período observará a mudança de cor em decorrência da canela e do cravo, fica tudo marronzinho e bem cheiroso (não abra durante este período).

Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.

Se um fogo for quente o bastante para ionizar os componentes gasosos, ele pode virar plasma. Uma chama ou flama (do latim flamma) é a parte gasosa visível (emissora de luz) de algum fogo. É causada por uma reação altamente exotérmica (por exemplo, uma combustão) tomando lugar em uma zona estreita.

A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta. Quando vamos cozinhar algum alimento em nossas casas, utilizamos a combustão do gás de cozinha.

Sem as cores comuns, como o amarelo e o vermelho dos tornados tradicionais, o "novo" fogo possui as flamas na cor azul e foi batizado de "blue whirl", algo como "redemoinho azul".

No momento em que colocamos o sal no fogo, estamos fornecendo energia para seus elétrons. No entanto, o estado excitado é instável, portanto, os elétrons que “saltaram” de nível retornam à órbita de seu estado estacionário.

A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.

Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.

Exemplos de lenhas que produzem pouca fumaça incluem amêndoa, macieiras, freixo, carvalho, faia, bétula, cerejeiras, cornizo, nogueira amarga, bordo, noz-pecã e nogueira. Lenhas que produzem um pouco mais de fumaça incluem a faia preta, elmo, tilia, hibisco, eucalipto, sicômoro e o álamo amarelo.

Assim como no caso do carvão, dê preferência a lenha de eucalipto, pelos mesmos motivos do carvão de mesmo material. Outro tipo de lenha boa é a de pinus, que deixa o sabor de defumado mais forte, o que pode se tornar enjoativo com o tempo. Lembrando que a lenha leva mais tempo que o carvão para formar a brasa.

E lembre-se: acenda seu fogo no mínimo 40 minutos antes, para que se tenha um braseiro uniforme. Quando falamos em lenha, isso exige mais prática do churrasqueiro, uma vez que o controle de calor é mais difícil que o carvão.

Faça um cone de papelão, utilizando pedaços do saco de carvão. Em seguida, adicione azeite de cozinha no cone e ateie fogo na pontinha. Coloque o cone dentro da churrasqueira, junto com uma pirâmide de carvão. A chama geralmente aparece após 10 minutos e se espalha pelo carvão.

Coloque pedaços de pão velho embebidos em alcool em vários pontos embaixo do carvão, faça um “palito” de papel tipo canudo e, acenda o fogo! Normalmente eu prego um copo descartável coloco um ou dois dedos de óleo,um pouco de açúcar coloco um guardanapo dentro e acendo. Fica ótimo.

Pegue um pão dormido, retire seu miolo e adicione álcool em gel (próprio para acender churrasqueira) em seu interior. Faça uma pirâmide de carvão sobre o pão com álcool em gel e adicione mais álcool em gel por cima. Com cuidado, risque um palito de fósforo e jogue-o sob o produto.

O que é, o que é? Na água não molha e no fogo não queima. Resposta: A sombra.

E se você estiver em um local que é iluminado por uma lâmpada de vapor de sódio – que é muito comum em iluminação pública – a sua visão será de uma 'chama escura'. Uma parte da luz da lâmpada, emitida em um comprimento de onda bem estreito, é absorvida pelos átomos de sódio na chama fazendo ela parecer mais escura.