O que Deus fala sobre a riqueza?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Ec 5:19 “Todo homem a quem Deus concede riquezas e recursos que o tornam capaz de sustentar-se, de receber a sua porção e desfrutar das recompensas do seu trabalho, isso é presente de Deus”. Isso não quer dizer que Deus não pode abençoar aos seus filhos com certa prosperidade material e terrena.

Na Bíblia, ser rico é, por muitas vezes, visto como ser abençoado por Deus. Abraão, José, Jó, Davi e Salomão são exemplos de pessoas abençoadas pelo Senhor com bens materiais. Contudo, Jesus mostra que as riquezas podem ser uma armadilha, que desvia o Homem de Deus.

O dinheiro é o “deus” deste mundo, as pessoas se compram, se vendem e se corrompem, porque o “deus dinheiro” manda neste mundo. Não se trata de desprezar dinheiro, jogá-lo fora, trata-se de colocá-lo no seu lugar.

Salmo 67 - Atraia prosperidade
Para que se conheça na Terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Verdadeira riqueza é ter liberdade de escolha
Isso tem tudo a ver com o conceito de independência financeira. Em outras palavras, riqueza é a sua capacidade de aproveitar os recursos – sejam eles fartos ou escassos – que tem à disposição. Isso determina se a pessoa é pobre ou rica.

19 E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.

O maior tesouro que podemos ter na vida é o Reino dos Céus, é o tesouro que não perece, que ninguém rouba nem tira de nós, mas quando colocamos o nosso coração em outros tesouros, não abraçamos o Reino dos Céus.

"Ó Deus, criador deste imenso universo, estou aqui para te invocar em favor da minha vida financeira. Que do alto da minha cabeça até a planta dos meus pés que eu seja envolvido por uma corrente de riqueza. Derrame sobre mim o dom da riqueza para que eu veja a tua glória e proclame a tua existência por onde eu passar.

Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá. Como é possível trazer os ensinamentos de Salomão para os dias atuais e aplicá-los na prática da nossa realidade financeira?

A Bíblia diz em Provérbios 13:7-8: “Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre, tendo grande riqueza. O resgate da vida do homem são as suas riquezas; mas o pobre não tem meio de se resgatar.” Ainda que o mundo honre os ricos, não se surpreenda com o fato de que Deus honra os pobres.

Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e dava festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, ficava sentado no chão junto à porta do rico.

O Espírito do dinheiro tem como ponto de partida a lógica transmitida pelo pensador Mokiti Okada e como objetivo de estudo a vida cotidiana. As histórias relatadas como exemplos têm como personagens pessoas reais, que, como todos nós, vivem enquanto aprendem a viver.

Manifeste em mim a tua grandeza e me faça ganhar, conquistar e enriquecer, porque tu és um Deus que soma, multiplica e acrescenta. Pelo poder do nome de Jesus Cristo eu levanto a minha voz e profetizo que a partir deste instante o dinheiro virá em todas as direções e em avalanches de abundâncias.

10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

Também oro por aqueles que administram o dinheiro público, dê sabedoria para eles, Pai. Que haja prosperidade em meu país e em minha casa. Peço que o sustento não venha faltar, abençoe o meu trabalho e a minha dispensa.

E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Eclesiastes 5:19.

De forma geral, os 5 segredos[1] se resumem em: usar "potes" com uso intencional; cumprir um chamado, ou seja, uma visão de vida; investir nos que multiplicam; preparar-se, pois a economia tem ciclos; e formar herança.

A riqueza advém, isso sim, da expansão da informação, do conhecimento, dos lucros e da criatividade. Essa expansão aprimora as qualidades humanas de seus beneficiários ao mesmo tempo em que os enriquece.

Riqueza é a situação referente à abundância na posse de bens materiais, tais como dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes, sendo, portanto, o contrário de pobreza. Também aplica-se à condição de alguém ter, em abundância, um determinado bem de valor.

O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm 6:10). Por isso, temos que ter o maior cuidado com ele, pois ele vai querer ocupar o lugar de Deus. Ele, dinheiro, sussurrará em nossos ouvidos e fará promessas nos dando a falsa ilusão de que com ele, teremos tudo.