O que Deus fala sobre as emoções?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus. Às vezes, é difícil crer que Ele tenha nos dado emoções como a dor e a ira, mas foi Ele que nos deu essas emoções também. A dor também pode ser uma bênção.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

Dentre as habilidades emocionais de Jesus destacamos a sua capacidade de diálogo com diferentes personas, oriundas de vários estratos sociais e/ou culturas e crenças distintas da sua. Isso permitia que Jesus fosse um homem gregário, líder das multidões.

A esposa prudente vem do Senhor — Quem empresta ao pobre empresta ao Senhor — É melhor ser pobre do que mentiroso. 1 Melhor é o apobre que anda na sua bintegridade do que o perverso de lábios e tolo.

7 Porque, como aimagina no seu bcoração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do atolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

Ó Senhor, são tantos traumas e marcas que trago em minha mente... e só Tu podes me curar! Por isso Te peço: lava a minha mente no Teu Sangue, dá-me a Tua cura e enche-me com a Tua paz. Desde já, eu Te louvo e agradeço, pois creio que estás agindo em mim agora e que serei, em Ti, nova criatura.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

Esse conceito está relacionado a estudos que mostraram como uma área do cérebro, chamada de “ponto de Deus”, está relacionada a capacidade de buscar valores e significados para nossas vidas.

Enquanto a Inteligência Emocional, fala das emoções, a Inteligência Espiritual -QS fala da alma. Esta inteligência proporciona a escolha de atos que tenham um significado maior que tragam um benefício para toda a humanidade. Desde priscas eras, a espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.

3 Praticar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que lhe oferecer asacrifício. 4 A altivez dos olhos, e o coração orgulhoso, e a alavoura dos ímpios são pecado.

18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. 19 Como serva amorosa, e gazela graciosa, os seus peitos te saciarão em todo o tempo, e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. 20 E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha, e abraçarias o seio da estrangeira?

18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. 22 E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

Assim, o primeiro sentido é ético-comportamental. A TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia) parece ter captado bem o sentido, ao traduzir o verso assim: “Ensina bons hábitos ao jovem, em início de caminhada; não os deixará, nem quando envelhecer.”