O que devemos aceitar em uma relação?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Uma das principais virtudes de todo relacionamento é a confiança. Este ingrediente permite que ambos se sintam seguros da pessoa que têm ao lado. Assim, ainda que nem sempre possam estar juntos, saberão que têm um ao outro.

1. Infidelidade na relação costuma ser um dos erros que as mulheres mais têm dificuldade de perdoar e superar. 2. Contar mentiras para fugir de situações sérias e esconder problemas e fatos que podem afetar a relação no futuro também é difícil de ser perdoado.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Basicamente, é possível dizer que um relacionamento saudável é baseado no respeito, carinho, atenção, cumplicidade, confiança e autonomia. Ou seja, promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas e, além disso, estimula a capacidade de amar e ser amado.

Passar mais tempo com outras pessoas do que com o parceiro(a) Se você dedica mais tempo aos amigos e familiares, em vez de estar com a pessoa que você ama, saiba que isso poderá levar a destruição da sua relação a longo prazo. Tudo na vida deve ser em equilíbrio, por isso, não negligencie seu relacionamento.

Você provavelmente não tem um relacionamento saudável se um de vocês ou ambos: Apresenta timidez ao abordar tópicos muito sensíveis. Apela ou argumenta excessivamente quando as conversas não tomam o rumo esperado. Minimiza as verdadeiras opiniões para “ser legal” ou não “irritar o outro”

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

Como por exemplo, respeitar o espaço do outro, a integridade física e psicológica, e claro, sempre se manter fiel ao parceiro. O respeito se encontra até mesmo em aceitar as escolhas do seu parceiro dentro do relacionamento, algo que nem sempre é fácil.

Busque entender por que a pessoa faz o que faz
Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. Pense na razão que pode ter motivado a pessoa a te magoar. Será que o comportamento dela era parte do mecanismo de defesa?

A importância do perdão
Perdoar significa virar a página, tirar o foco desse episódio e dar uma chance a você de estar em paz com você mesmo para retomar a sua vida. Esse não é um processo fácil, já que há muitos sentimentos envolvidos. Mas é libertador.

Quando é saudável perdoar a traição? Antes de qualquer coisa, Camila reitera que perdoar é um processo, e não uma simples escolha. “Receber a notícia de uma traição pode nos fazer encarar a relação como algo potencialmente tóxico.

  • 1) Mentiras fazem parte da rotina do casal. Esse é um dos clássicos sinais de que o relacionamento está indo de mal a pior. ...
  • 2) Necessidade de ter controle de um dos parceiros. ...
  • 3) Existe uma comunicação agressiva. ...
  • 5) Sinais de que o relacionamento está indo de mal a pior: Ausência de confiança.

Respeito. Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades.

Acompanhamento. Por fim, um relacionamento ideal é aquele onde existe um acompanhamento sobre os sentimentos um do outro e no qual às mudanças que a vida lhe causar serão interpretadas de maneira correta.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

Resgatar o hábito de demonstrar afeto
Afagos, abraços, cafunés e agrados para surpreender o parceiro, como um café na cama ou presentes inesperados, também são atitudes bem-vindas para resgatar a proximidade física e demonstrar ao companheiro o quanto ele é importante na sua vida.