O que devo dizer em uma entrevista de emprego?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Durante a entrevista, fale brevemente dos seus planos para o futuro, onde você gostaria de chegar profissionalmente, e como a experiência da vaga a qual você se candidatou pode contribuir com a sua meta e está alinhada aos seus objetivos.

Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Exemplo: “Minha maior fraqueza é que às vezes me concentro demais nos detalhes de um projeto e passo muito tempo analisando os pontos mais delicados. Tenho me esforçado para melhorar nessa área, verificando-me em intervalos regulares e dando a mim mesmo/a a chance de voltar a me concentrar no contexto geral.

Por esse motivo, a primeira dica que temos para te dar é: seja sincero nas suas respostas. Ao ser perguntado sobre seus pontos fortes, você não precisa listar uma quantidade imensa de atributos para impressionar. Muitas vezes, menos é mais. O principal é que, ao mencionar suas qualidades, você seja verdadeiro.

Exemplo: “Como realmente amo meu trabalho e tenho metas profissionais ambiciosas, pode ser difícil para mim manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e minha vida pessoal. Tenho visto um impacto negativo em minha motivação e foco quando ignoro minhas necessidades pessoais.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Se você estiver em seu primeiro emprego, você pode responder que deseja aprender tudo o que for possível a respeito da profissão a que está candidatando, mas também colocar em prática os seus conhecimentos. Se estiver estudando, mencione que precisa de uma oportunidade para testar e ver a teoria ganhando vida.

Falar das experiências passadas; Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo; Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo; Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo.

Ao se descrever, concentre-se nas coisas que gosta em si e no mundo. Por mais que deva usar exemplos específicos, use termos como "apaixonado", "contemplativo", "engraçado" e "espontâneo" em vez de "quieto", "modesto" ou "normal".

O que move, também chamado de motivação (do Latim movere, mover), refere-se em psicologia, etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.

Veja, na galeria de fotos, os 7 fatores mais importantes para brasileiros na hora de escolher emprego:

  • 1º) Reputação da empresa. ...
  • 2º) Reconhecimento no mercado. ...
  • 3º) Detalhes da vaga. ...
  • 4º) Oportunidade de progredir. ...
  • 5º) Avaliações da empresa (empate) ...
  • 5º) Benefícios oferecidos (empate) ...
  • 7º) Tratamento dos funcionários.

A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos serão perfeitos para você autoanalisar e manter-se vivo, a motivação anda junta com o autoconhecimento quanto mais se conhece maior é a chance de morar a motivação dentro de você.

Demonstre entusiasmo
Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

“Eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa como vocês trabalham aqui sempre foi meu sonho profissional! Adoro me sentir parte do time, conhecer pessoas, conversar com gente de outras áreas. Eu não tenho ambição de ter um cargo ou uma posição de chefe, prefiro trabalhar sem esse tipo de formalidade.”

Como convencer o entrevistador a contratar você?

  1. Seja simpático. é um momento muito importante para você e isso pode acabar te deixando nervoso. ...
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência. ...
  3. Arrisque-se. ...
  4. Mantenha sua personalidade. ...
  5. Mencione seus resultados. ...
  6. Valorize a empresa e o recrutador. ...
  7. Capacite-se na Microlins!

Apresentando-se para alguém. Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.

Exemplo de resposta para candidato a estágio ou primeiro emprego. Estou entusiasmada com essa oportunidade de colocar em prática o que venho estudando/meus conhecimentos na área. Quero aprender cada vez mais e acredito ter atitude para me sobressair nesse estágio.