O que diz a LDB sobre o diretor de escola?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Cabe a ele liderar, coordenar e conduzir o trabalho coletivo e colaborativo para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes em todos os aspectos de seu desenvolvimento.

No geral, o diretor escolar deve liderar a organização de toda a escola, auxiliando todos os colaboradores em suas funções. Como um especialista em administração, ele também deve traçar metas para a escola e decidir o método de ensino utilizado.

Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.

Art. 1º A Jornada Básica do Gestor Educacional e do Assistente de Diretor de Escola que corresponde a 40 (quarenta) horas de trabalho semanais será organizada em 36 (trinta e seis) horas de trabalho e 04 (quatro) horas de formação e aperfeiçoamento, observadas as disposições da presente Instrução Normativa.

Em sala de aula, no exercício de sua profissão, o docente é a autoridade máxima, sendo responsável pela condução das atividades.

Estruturar a operação do negócio de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Implementar sua visão estratégica nas operações do negócio. Manter-se em contato com importantes fornecedores e parceiros. Buscar novas fontes de rentabilidade e oportunidades de negócio.

Dirige, planeja, organiza e controla as atividades de diversas áreas da empresa, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços diversos.

O papel do gestor escolar
O gestor escolar deve gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.

A média salarial de Diretor Escolar é de R$ 15.816 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Diretor Escolar em Brasil é de R$ 7.800, variando entre R$ 1.615 e R$ 33.192.

Em uma direção escolar onde se faz presente a gestão democrática, o gestor busca definir meios que possam desenvolver e capacitar seus profissionais, para assim não se perderem diante das mudanças e terem meios aos quais estejam aptos a solucioná-los adequadamente, tendo em vista sua visão de aprendizado.

O vice-diretor escolar – também chamado de assistente de direção, diretor adjunto ou diretor substituto – é o braço direito do diretor da escola. Ele possui atribuições específicas nas rotinas da instituição e também contribui com o desempenho das funções próprias do diretor.

Todo professor, como representante do poder público, é uma autoridade na escola e muitas vezes é quem assume a posição de gestor.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.

O diretor escolar é o responsável por toda a gestão da instituição de ensino, tanto em aspectos administrativos quanto pedagógicos. No Brasil, as funções do diretor escolar são regulamentadas por leis e normas, e sua principal responsabilidade é administrar a escola, garantindo o cumprimento da sua missão educacional.

O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino.

Você sabia que a autoridade dos professores é um diferencial para melhores índices de educação? Saiba mais!

Para suprir a ausência do professor, as escolas devem ter, por exemplo, um banco de tarefas da própria disciplina do faltoso para ser aplicado com os alunos pelo secretário ou outro funcionário da escola." Lídia, coordenadora, São Paulo.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Educação (Seed), o teto da gratificação é de R$ 3 mil mensais. Esse é o valor máximo que um diretor pode receber de bônus mensal, de acordo com a avaliação de desempenho.

Sim. A prioridade para entrada no PEI nesse momento é para escolas com Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.

Diretores resolvem, decidem e comandam em um nível macro, buscando pessoas que consigam criar estratégias e implementar suas visões. Gestores acatam a visão e a implementam, gerenciando recursos, coordenando atividades, controlando custos e prazos e liderando equipes para implementarem a visão maior.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.