O que diz a teoria da mão invisível?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Segundo o conceito da mão invisível, o mercado livre se autorregularia, sem a necessidade da intervenção do Estado. Assim, o crescimento econômico e o progresso de uma Nação seriam alcançados com uma sociedade livre, onde as pessoas agem conforme seus interesses pessoais.

Em sua teoria, a liberdade e a propriedade privada são os elementos principais. Cada indivíduo deve ser livre para decidir todos os aspectos relacionados à sua própria vida e seus interesses, principalmente quando o assunto for as relações de trabalho e o uso do seu capital.

Pregava a não-intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada. Defendia a liberdade contratual, pela qual patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho.

Smith defendia a liberdade contratual (entre patrões e empregados), a propriedade privada e que o Estado não interferisse na economia.

Smith relata a tendência natural dos seres humanos ao comércio, escambo, a troca de produtos e serviços. Os seres humanos procuram então se especializar em uma determinada ocupação para daí poder negociar seus excedentes produtivos.

Adam Smith

"Isso quase soa como Marx", diz Glory Liu, professora de estudos sociais na Universidade de Harvard. São, contudo, palavras do chamado "pai do capitalismo".

Adam Smith foi um defensor dessa liberdade e acreditava que ela serviria para autorregular a sociedade. O capitalismo também se refere a acumulação de capital, um passo essencial para alcançar a independência financeira.

Essa vertente da economia defende principalmente a total liberdade econômica dos Estados nacionais. O livre mercado, o livre câmbio e a livre concorrência são características defendidas pelo liberalismo.

Segundo ele, se a economia fosse livre, sem intervenção alguma de órgãos externos ou do governo, ela irá regular de forma automática, como se houvesse uma mão invisível por trás de tudo, fazendo com que os preços dos produtos fossem ditados pelo próprio mercado, conforme sua necessidade.

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.

Walter Eucken, considerado o pai do ordoliberalismo, frequentemente defendia que "a segurança social e justiça social são o maiores preocupações do nosso tempo".

Principalmente por defender conceitos novos sobre como a liberdade do indivíduo deveria ser encarada. Além de elaborar e defender a ideia que o mercado se regularia automaticamente, além de elaborar conceitos diferentes sobre o mercado de trabalho.

Introdução. John Locke nasceu em Wrington, Inglaterra, em 1632 e faleceu também na Inglaterra em 1704. Locke é considerado o pai do liberalismo político e do empirismo filosófico.

De acordo com Adam Smith o auto-interesse de uma sociedade livre proporcionaria a forma mais rápida de uma nação alcançar o progresso e o crescimento econômico.