O que diz em Provérbios 18 22?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” “O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.” Muitas pessoas são lerdas em aprender mas apressadas em falar.

Provérbios 22 Estudo: Contexto histórico
Este provérbio sugere que a reputação é mais valiosa do que propriedade ou riqueza, diante disso, a fama não pode ser facilmente restaurada, mesmo por rios de dinheiro. Portanto, este versículo repete eloquentemente o tema da riqueza: Deus fez o rico e o pobre.

O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”

Este versículo em outras versões da Bíblia
21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. 21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Verdade, honestidade e lealdade são algumas das palavras que a mulher mais valoriza em relação ao seu marido. Ela quer ao seu lado alguém que não vá decepcioná-la e que não a estresse com supostas desconfianças.

Dê atenção a sua esposa quando ela estiver falando, porque comunicar-se é uma necessidade importante para a mulher. Um marido demostra respeito por sua mulher quando desliga o telefone ou a televisão, por exemplo, quando é chamado a conversar sobre um assunto importante para ela.

Assim como Deus orienta que as mulheres devem ser submissas, também orienta aos maridos amar suas mulheres, como ao seu próprio corpo. Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

(João 14.6) Mentiras são geradas na vida do mundo a todo instante e muitas vezes nós também somos enganados e a Bíblia diz que a mentira é do diabo porque ele mente desde o principio. (Jo 8.44) Nossa mente precisa estar cheia das verdades eternas e elas precisam guiar nossas vidas.

Em Provérbios 17.28 é bem clara a importância de se calar: “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio“. É muito simples, basta fechar a boca. Porém não é fácil, envolve nosso orgulho, necessidade de ser ouvido e desejo de que sigam o que dizemos.

Schultens diz que o significado é: “Aquele que semeia iniqüidade, quando pensa que está chegando a sua colheita, passará por ele o mangual ou a vara; pelo qual será consumido, sendo ferido por si mesmo, que costumava ferir os outros e seu castigo.” deve estar completo. ” O LXX acrescenta ao provérbio: O Senhor abençoa ...

22 Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando ela vier a envelhecer. 23 aCompra a bverdade, e não a vendas; também a sabedoria, e a disciplina, e o entendimento.

Salomão nos ensina aqui que devemos educar as crianças no caminho correto, da retidão, de obediência ao SENHOR.

Em Mateus 5 e 19, entretanto, Jesus apresenta a cláusula de exceção, afirmando que o divórcio é inválido “a não ser por causa de infidelidade”. Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório.

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12).