O que diz em Provérbios 19 21?

Perguntado por: omelo6 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

19 O homem de grande ira deve sofrer o castigo, porque se tu o livrares, ainda terás de tornar a fazê-lo. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o aconselho do Senhor permanecerá.

O que a Bíblia diz? “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” A Palavra fala que realmente nós fazemos muitos planos, ou seja, essa atitude é 100% normal. Contudo precisamos nos lembrar de que a vontade do Senhor é aquilo que prevalece.

De acordo com o contexto histórico, este provérbio apresenta a pessoa pobre sob uma luz mais favorável do que a rica em relação à sabedoria. Desse modo, o Senhor deixa claro através da sua palavra, que não há nada de errado com o pobre e que o que importa mesmo é a sabedoria e as palavras que a pessoa proclama.

18:20-21 Apanhado pelas próprias palavras
Esse par de provérbios adverte àqueles que falam demais, lança uma luz primeiro produzindo sobriedade. E ambos recomendam cautela. A morte e a vida estão no poder da língua, o que alguém fala pode fazer um relacionamento florir ou acabar com ele.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto.

23 O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 23 O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.

31 Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória.

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor. 22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.

É tão simples assim. Foi como se alguém ligasse a luz no meu quarto escuro. A única coisa que tem interesse para Deus é que o quero servir de todo o coração. Ele que tem todo o poder no céu e na terra, naturalmente pode guiar todas as coisas para que sirvam de melhor para mim.

Quando Deus muda nossos planos, é porque algo vai melhorar. Salmos 37:5.

Salomão, depois de fazer certo mistério sobre o desfecho dos planos do homem, revela que, no final das contas, “o que prevalece é o propósito do Senhor”.

Isso significa que um sincero desejo de fazer algo gentil para outra pessoa é tão bom ou melhor do que realmente fazê-lo, especialmente quando uma pessoa não pode pagar o bem que deseja fazer. Este manifesto provérbio é uma jóia; você vai aprender?

Este provérbio identifica a grande confiança e motivação. “Vê que é boa sua mercadoria.” A mulher virtuosa sabe que o seu desempenho, produtividade e produtos são bons.

(Provérbios 18:20) As sábias palavras são como um fruto
20 A barriga de um homem se satisfará com o fruto de sua boca, e com o acréscimo de seus lábios ele estará satisfeito. Fruto é o resultado que com o tempo se colhe de algo que foi iniciado, assim como o trigo procede de um campo semeado.

Aquele que faz muitos amigos faz isso para sua própria destruição; Mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Este provérbio tem sido interpretado de duas maneiras diferentes: amizades que fazem mal versus amizades que fazem bem (Perowne), amizades rasas versus amizades profundas (Toy).

6 aInstrui a criança no bcaminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.