O que dizer na primeira vez no psiquiatra?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O ideal é conversar e explicar o motivo pela procura médica ou psicológica, dependendo do que você sente e como você sente o especialista pensará no diagnóstico e nas melhores possibilidades de tratamento. Sugiro ir aos especialistas tranquilo(a), converse com eles de forma aberta e clara.

Psiquiatria é uma especialidade médica; basta procurar o psiquiatra que atende seu convênio, ligar e agendar. Caso você queira passar também com psicólogo pelo convênio, aí sim o médico (psiquiatra) necessita fazer um encaminhamento para psicólogo.

Para resumir, aí vão as sugestões do que levar: Relatórios médicos (de psiquiatras ou outras especialidades). Resultados de exames prévios. Lista de todos os medicamentos de uso atual ou prévio. Efeitos benéficos e efeitos adversos de medicações psiquiátricas que já usou.

Diagnóstico e tratamento da ansiedade
O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.

Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

Como acontece o afastamento por doença mental? O afastamento do trabalho por questões psicológicas pode ser explicado pela presença de ambientes com pouco apoio social, às excessivas demandas e cobranças, recompensas inadequadas e comprometimento excessivo dos trabalhadores.

O que o psiquiatra faz?

  • Pode fazer: diagnosticar doenças psiquiátricas, tratar, curar, promover qualidade de vida e prescrever medicação.
  • Não pode fazer: deixar de ouvir o paciente e de auxiliar no tratamento de suas doenças psiquiátricas.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

Para a emissão de um laudo é importante ter informações suficientes sobre a queixa do paciente e do progresso do tratamento. No caso do psicólogo, podemos fazer este "parecer" incluindo a hipótese diagnóstica (Cid 10 e/ou DsmV) incluindo projeto de tratamento e outros acompanhamentos necessários.

As consultas com um psiquiatra exigem um espaço de liberdade para falar, e por isso a presença do acompanhante é sempre uma dúvida.

Do que um médico precisa para ser um bom psiquiatra?

  1. Escolha apenas profissionais com RQE. ...
  2. Busque indicações de médicos/profissionais da saúde. ...
  3. Certifique-se da disponibilidade da agenda do psiquiatra. ...
  4. Busque psiquiatras que se mantenham em constante atualização.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.

Comentários: Considerando racionalidade biomédica, os pontos Shenmen, Simpático e Subcórtex localizam-se em regiões da orelha que, quando estimuladas, correlacionam-se a ações regulatórias sobre a atividade neurovegetativa e a conectividade do sistema límbico.