O que é a função do citoplasma?

Perguntado por: nzagalo . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

Resposta verificada por especialistas
A função do citoplasma é de ser um meio para reações bioquímicas, ser um meio de transporte, e ser um meio osmótico e que permita a troca de líquidos com o ambiente extracelular. Também é responsável por auxiliar na sustentação das estruturas da célula e por moldar ela.

Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética. O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas.

O citoplasma é composto em grande parte por água, mas também por moléculas orgânicas, em especial macromoléculas como proteínas e enzimas. Além disso, também estão presentes lipídios e polissacarídios. As enzimas têm papel essencial catalisando diversas reações que acontecem no citosol.

e) Citoplasma é uma região de consistência gelatinosa que garante o que entra e o que sai da célula. No citoplasma está presente o chamado citoesqueleto, o qual é formado por três tipos de filamentos: a) filamentos de actina, filamentos de miosina e filamentos elásticos.

A palavra citoplasma foi introduzida por Rudolf von Kölliker em 1862 e origina-se dos termos kytos (grego) - célula e plassos (grego) - molde, que dá forma, ou seja, é aquilo que dá forma à célula.

Núcleo- É a estrutura viva que comanda as atividades celular, inclusive o mecanismo de reprodução. Citoplasma- É a região situada entre o núcleo e a membrana plasmática, constituído por citosol ou hialoplasma e por um conjunto de diferentes organelas.

Membrana Plasmática: película que reveste, protege e delimita a célula. Citoplasma: material líquido localizado entre a membrana e o núcleo. Núcleo: responsável pelo material genético.

O núcleo possui poros que fazem a comunicação com o citoplasma, ocasionando a troca de substâncias, e também está ligado ao retículo endoplasmático, mas especificamente no retículo endoplasmático rugoso, que possui ribossomos.

A função da célula é realizar todas as funções necessárias à vida, como por exemplo a obtenção de energia e a reprodução. Por isso a célula é a unidade fundamental dos seres vivos. As células é a unidade fundamental do corpo e do funcionamento.

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

A membrana plasmática é uma estrutura encontrada em todas as células existentes. A membrana plasmática é uma estrutura celular que atua delimitando as células, separando o interior celular do ambiente e funcionando como uma barreira que seleciona o que entra e o que sai.

Função dos ribossomos
Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

As principais funções que podem ser atribuídas aos vacúolos de suco celular são a de armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas que apresentam funções específicas. As organelas celulares estão presentes nas células eucariontes. O núcleo é a organela mais proeminente da célula eucarionte e destaca-se por possuir em seu interior os cromossomos e o nucléolo.

Continuar lendo O que é o citoplasma?