Que presidentes respectivamente nos últimos mandatos tem se destacado no cenário internacional?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Que presidentes, respectivamente, nos últimos mandatos, tem se destacado no cenario internacional?
...
Presidentes do Brasil - I

  • Getulio Vargas.
  • Marechal Deodoro da Fonseca.
  • Jânio Quadros.
  • Rodrigues Alves.
  • Leonel Brizola.

O marechal Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 – Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892), foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil.

O governo FHC é tambem conhecido pelo maiores esquemas de corrupção do Brasil e do mundo, o caso do Banestado [1] .

O presidente mais velho a assumir a presidência foi Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato, aos 77 anos, 2 meses e 5 dias, enquanto que o mais novo a fazê-lo foi Fernando Collor, aos 40 anos, 7 meses e 3 dias.

A Primeira República Brasileira, também conhecida como República Velha ou República das Oligarquias, é o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até à Revolução de 1930 que depôs seu 13.º e último presidente efetivo, Washington Luís.

Washington Luís

Washington Luís. Último presidente da chamada República Velha, Washington Luís enfrentou problemas com a crise gerada com a quebra da bolsa de valores de Nova York. Nascido no Rio de Janeiro, com ele teve fim a alternância entre mineiros e paulistas no governo federal.

Prudente de Morais (1894-1898) Campos Sales (1898-1902) Rodrigues Alves (1902-1906) Afonso Pena (1906-1909)

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

O governo aprovou uma Lei de Anistia para os crimes políticos cometidos pelo e contra o regime, as restrições às liberdades civis foram relaxadas e, então, eleições presidenciais indiretas foram realizadas em 1984, com candidatos civis e militares.

A reeleição (renovação do mandato nas eleições seguintes) é permitida, limitada a uma vez no caso de prefeitos, governadores e presidente da República.

Marechal Deodoro da Fonseca liderou as tropas que destituíram d. Pedro II do trono brasileiro e proclamou a república em 15 de novembro de 1889. Por causa dessa liderança, Deodoro tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Separação entre Estado e Igreja.

O governo Bolsonaro criou a Lei da liberdade econômica, desburocratizando as atividades econômicas e facilitando a abertura e o funcionamento de empresas, com redução recorde do tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil, passando para 23 horas, utilizando o sistema Balcão Único.

O Governo Lula terminou com aprovação recorde da população, com número superior a 80% de avaliação positiva. Teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social.

Nicolás Maduro tem sido frequentemente descrito como um ditador por órgãos da imprensa brasileira e por líderes mundiais como o então presidente americano Donald Trump e o presidente francês Emmanuel Macron.

45 anos (21 de dezembro de 1977)

de 1894 e 1930

Introdução. Chama-se República Oligárquica o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 1894 e 1930.

São Marino

São Marino, muitas vezes chamada de "república mais antiga do mundo", é uma exceção, tal como ela foi uma república desde o seu início.

Fim da República Oligárquica
O período da República Oligárquica se encerra quando Getúlio Vargas, candidato derrotado nas eleições de 1930, impede a posse de Júlio Prestes. Com a Revolução de 1930 outros atores sociais entram no cenário político brasileiro modificando certas formas de governar.