Quem é mais forte Otan ou Rússia?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

"A aliança da Otan é mais forte e a Rússia é mais fraca devido ao que (o presidente russo Vladimir) Putin fez", disse Harris, enquanto seu anfitrião, o presidente Andrzej Duda, denunciou a invasão das forças russas, que descreveu como "barbárie com características de genocídio ".

Ao todo, 30 países integram a Otan neste momento, sendo que Finlândia e Suécia querem entrar para a aliança – e é isso que Putin quer evitar, com temendo que a proximidade territorial com Moscou deixa a Rússia vulnerável, como sugeriu quando invadiu a Ucrânia. Os membros da Otan hoje são: Albânia, Alemanha.

Atualmente, a aliança tem em torno de 40 mil militares de prontidão. Os 260 mil soldados extras formariam uma reserva que a Otan poderia utilizar em caso de emergência.

Juntos, todos os países da Otan que têm armas nucleares possuem 6.065 ogivas, enquanto a Rússia tem 5.997. A Rússia e os Estados Unidos têm, juntos, 89,7% das armas nucleares do mundo.

País é considerado, em números absolutos, o que mais possui armamentos nucleares. Os Estados Unidos e a Rússia são os países com as maiores forças armadas do mundo. Eles também detêm os maiores arsenais de armas nucleares.

País que não tem exército: Vaticano - O menor país do mundo é o Vaticano e lá, como já era de se esperar, não tem um exército.

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO, na sigla em inglês) é uma aliança militar realizada pelos países da América do Norte e da Europa Ocidental sob a liderança dos Estados Unidos.

No contexto de um conflito como o da Ucrânia, isso provavelmente significaria uma zona na qual os aviões russos não poderiam voar, para impedir que eles realizassem ataques aéreos contra a Ucrânia. A Otan impôs zonas de exclusão aérea em países não membros antes, incluindo Bósnia e Líbia.

A Otan também ampliou sua vigilância aérea nos países bálticos e no leste da Europa para interceptar qualquer avião russo que ultrapasse a fronteira de seus Estados-membros. A Rússia exige que esse poderio bélico seja retirado daquela região.

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

No topo da lista estão: Estados Unidos.

Entre os principais países integrantes da OTAN podemos destacar:

  • Alemanha.
  • França.
  • Estados Unidos.
  • Canadá
  • Reino Unido.

"O Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumentará significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do nosso país", disse o Ministério de Defesa da Rússia.

De acordo com as estimativas do Sipri, os Estados Unidos e a Rússia continuam sendo as maiores potências nucleares do mundo, com 3.708 e 4.477 ogivas, respectivamente, enquanto a China tem 350, França 290 e Grã-Bretanha 180.

Os Estados Unidos é conhecido por ter possuído os três tipos de armas de destruição em massa: armas nucleares, armas químicas e biológicas. Os Estados Unidos são o único país a ter usado armas nucleares em combate.

Os EUA lideram o ranking, com nota 0,0453. A Rússia é a segunda colocada, com 0,0501. Os demais países que estão à frente de Brasil e Paquistão são a China (3º lugar, nota 0,0511); Índia (4º, 0,0979); Japão (5º, 0,1195); Coreia do Sul (6º, 0,1261); França (7º, 0,1283) e Reino Unido (0,1382).

A Rússia é a 11ª economia do mundo, e o Brasil a 12ª; bem atrás da primeira: os Estados Unidos, e da segunda, a China.

A Rússia tem um dos dois maiores arsenais atômicos do mundo, juntamente com os Estados Unidos. São 6.225 ogivas nucleares, das quais 1.625 estão implementadas, ou seja, prontas para usar. A Rússia também tem a chamada “tríade nuclear” dos meios de lançar as ogivas: mísseis balísticos, submarinos e aeronaves.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º). Elas estão expandindo sua presença na Amazônia por meio do programa Calha Norte.