O que é a palavra faraó?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O que significa faraó? Faraó é o título que se refere ao monarca governante do Egito Antigo. No auge dessa civilização, os faraós eram considerados deuses encarnados, recebendo poder supremo sobre toda a estrutura de governo.

Os egípcios acreditavam que estes governantes eram filhos diretos do deus Osíris, portanto agiam como intermediários entre os deuses e a população egípcia. Os impostos arrecadados no Egito concentravam-se nas mãos do faraó, sendo que era ele quem decidia a forma que os tributos seriam utilizados.

RAMSES: O MAIOR FARAÓ DO EGITO.

Ramsés

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

O islamismo

O islamismo é a religião oficial do Egito, sendo 86% muçulmanos e os outros 13% são divididos entre cristãos e uma pequena comunidade judaica que representa 1% mais ou menos.

Os faraós moravam em palácios com mobília fabricada com materiais nobre, como cedro, ébano com vários detalhes em marfim e ouro e os artesãos possuíam técnicas e perícias para a elaboração de peças únicas, os utensílios domésticos possuíam grande beleza e qualidade em relação aos demais objetos usados em outras ...

Teve também um dos mais longos reinados da história egípcia, governando a nação por 66 anos. Houve 11 soberanos com o nome Ramessés no reino do Egito, mas somente a ele foi atribuído o epíteto de "o Grande".

A sociedade no Egito Antigo era profundamente marcada pela organização politeísta, na qual todo o corpo político e social é determinado em função da crença na divindade do líder político. Assim, no topo da sociedade estava o faraó, considerado uma divindade pela cultura e religião egípcias.

Historiadores se baseiam em pelo menos quatro documentos para contabilizar os faraós: a Pedra de Palermo, a lista real de Abidos, o papiro de Turim e os registros de Maneton. Descontando as redundâncias, são 170 faraós que reinaram no Egito em ao menos 30 dinastias.

Conheça 7 grandes faraós do Egito

  • Narmer. Entre 3.200 a.C. e 3.000 a.C., um fato marcou a História mundial: a união de dois reinos — um ao norte, conhecido como Baixo Egito, e outro ao sul, chamado de Alto Egito. ...
  • Quéops. ...
  • Amenófis III. ...
  • Akhenaton. ...
  • Tutancâmon. ...
  • Seti I. ...
  • Ramsés II.

Cleópatra foi rainha do Egito por mais de 20 anos, sendo uma das mulheres mais influentes da Antiguidade. Ouça o texto abaixo! Cleópatra foi rainha do Egito de 51 a.C. a 30 a.C., reconhecida como uma das mulheres mais importantes da Antiguidade.

Os primeiros Faraós
O poder era passado de pai para filho, mas as intrigas da corte poderiam interromper a linha de sucessão favorecendo parentes e até as famílias nobres. Como lideraram o Egito durante mais de 3000 anos é evidente que seu cotidiano variou.

Hatshepsut

No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.

O atual governo do Egito é uma república presidencial liderada pelo presidente Abdel Fattah el-Sisi, que tem sido descrito como autoritário. O islão é a religião oficial do Egito e o árabe é sua língua oficial.

Muito provavelmente isso tudo ocorreu durante o reinado do faraó Ramsés 2o. (1303 a.C. - 1213 a.C.).

As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.

Amenófis, identificado com Belo, tornou-se faraó com a morte do pai, em 1511 a.C., reinou por dezenove anos e seis meses, morreu afogado no Mar Vermelho no dia 11 de maio de 1491 a.C. e foi sucedido por seu irmão Busíris e, mais tarde, por seus filhos Sethosis e Harmais.

Pié foi o primeiro dos chamados Faraós Negros, os governantes núbios da XXV dinastia do Egipto. Ao longo de 75 anos, esses reis reunificaram um Egipto despedaçado e criaram um império que se estendia da fronteira meridional, na actual Cartum, até ao Mediterrâneo, a norte.

3 O nome Ramsésaparece na Bíblia Hebraica em Gn 47:11; Ex 1:11 e 12:37; e Nm 33:3, 5. O nome Pi-Ramsés ou Per-Ramsés significa "a casa de Ramsés" em egípcio. 4 Ramsés vem do egípcio Ra-meses, "nascido de Rá", onde meses ("nascido de") é também a raiz do nome Moisés.

Árabe

O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas. Pertence a família das línguas semíticas, que por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.