O que é a vegetação natural?

Perguntado por: agil2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

É o conjunto da vegetação que, ao longo da história, se adaptou a diferentes condições de solo, clima, biodiversidade e disponibilidade de água e que hoje é encontrado nos biomas brasileiros.

Vegetações florestais ou arbóreas: são as formadas por árvores. Vegetações herbáceas: apresentam plantas de porte rasteiro, como ervas e arbustos. Vegetações complexas: apresentam vegetação com características heterogêneas, como o Pantanal, em que se pode notar traços da caatinga e do cerrado.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos.

Cotidianamente, denomina-se "floresta" qualquer vegetação que apresente predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel. Sinônimos populares para florestas são: mata, mato, bosque, capoeira, selva.

Segundo novo levantamento do MapBiomas, 87,2 milhões de hectares de áreas de vegetação nativa foram destruídos de 1985 a 2019. Mais da metade dessa destruição aconteceu na Amazônia. O Cerrado, no entanto, é o bioma proporcionalmente mais afetado. Agropecuária é responsável por mais de 90% de toda a degradação.

Saiba quais são os principais tipos de vegetação existentes no mundo e suas características.

  • Florestas Equatoriais. Em regiões de baixa latitude encontram-se as florestas equatoriais. ...
  • Florestas Tropicais. ...
  • Savanas ou Cerrados. ...
  • Pradarias e Campos. ...
  • Vegetação desértica. ...
  • Florestas Temperadas. ...
  • Vegetação litorânea.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

O termo vegetação se refere a todas as variedades de vida vegetal em um determinado espaço geográfico. Apesar de pouca vegetação nativa permanecer intocada no planeta, sabe-se que elas são influenciadas diretamente pelo clima.

A vegetação brasileira é formada pela totalidade de espécies de plantas que existem no território nacional. As principais vegetações do Brasil são Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. As vegetações do Brasil são caracterizadas mediante a diversidade geográfica presente no país.

Floresta Amazônica: é a maior floresta tropical do mundo, além de apresentar a maior biodiversidade. Ela ocupa cerca de 42% do território nacional, estando presente na Região Norte e nos estados de Mato Grosso e Maranhão, além de outros países da América do Sul.

Divididos entre grupos florestal e campestre, os tipos de vegetação florestal ocupam cerca de 60% do território brasileiro, enquanto a área restante é campestre. O grupo florestal é constituído por mata atlântica, mata das araucárias, mata dos cocais, amazônia e mangue.

Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, frio (ou subpolar), frio da montanha e polar.

As formações vegetais do país fazem parte dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Campos, Pantanal. O clima equatorial – quente, úmido e de baixa amplitude térmica - domina a região amazônica, na qual se desenvolve a floresta amazônica.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de ...

Uma diferença bem perceptível é a quantidade de árvores disponíveis, na floresta contém muito mais árvores que em uma vegetação de um campo.

As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:

  • Amazônia.
  • Caatinga.
  • Cerrado.
  • Mata Atlântica.
  • Pampas.
  • Pantanal.

Atualmente todas as formações vegetais, em maior ou menor grau, encontram-se modificadas pela ação humana. Isso ocorreu principalmente por causa das atividades agropecuárias e pelos impactos causados pela industrialização e urbanização.