O que é a verdadeira cidadania?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Cidadania é atitude que se vivencia, de autonomia, pensamento crítico e solidariedade. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.

O conceito de cidadania remete à organização política e social das cidades gregas ou pólis. Atualmente ele designa os direitos e responsabilidades dos cidadãos de um país. A cidadania assegura os direitos e deveres dos indivíduos pertencentes a uma determinada população.

A cidadania ensina aos alunos seus direitos e deveres, tornando-os aptos a cumprir princípios éticos e morais necessários para atuar na sociedade de maneira positiva, por meio do diálogo, do respeito e da colaboração.

Cidadania formal e cidadania substantiva
Existe cidadania formal quando há o reconhecimento de que o indivíduo faz parte do Estado. Já a cidadania substantiva (ou cidadania real) é ligada ao exercício dos direitos civis, sociais e políticos.

Ser um bom cidadão significa ir além de seus próprios interesses, demonstrar na prática sua pre- ocupação com a comunidade e reconhecer sua res- ponsabilidade de ajudar a tornar seus lares, escola, vizinhança, país e planeta lugares cada vez melhores para se viver.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

Deveres dos cidadãos

  • Votar para escolher os governantes.
  • Cumprir as leis.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Educar e proteger os semelhantes.
  • Proteger a natureza.
  • Proteger o patrimônio público e social do país.
  • Colaborar com as autoridades.

a) direitos às liberdades individuais, à participação política e à dignidade da vida humana. b) direitos à liberdade de expressão, à liberdade religiosa e à liberdade de locomoção. c) direitos à liberdade religiosa, a participar dos pleitos eleitorais, a assumir cargos no governo.

Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social. Frise-se que Marshall utilizou, em seus estudos e reflexões, o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra.

Cidadania hoje
É através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, e à igualdade.

O conceito de cidadania envolve um conjunto de direitos e deveres que um indivíduo precisa exercer no convívio com uma sociedade.

1. Ser informado, ativo, exigente e participativo. 2. Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.

Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.” Então ter cidadania é não estar marginalizado, e poder ter vida social digna, é ter o direito de participar das decisões do país.

Ela pode ser adquirida por aquisição originária, ou seja, sendo filho ou neto de outrem cuja nacionalidade pertence àquele país específico, ou por naturalização, aquela que é adquirida após o nascimento. Como, por exemplo, quando se tem residência permanente e legal no local.

A comprovação da descendência é a única forma de se obter a dupla cidadania, por isso é importante ir atrás do máximo de informações possíveis sobre seus antepassados. Certidões de nascimento e casamento podem ser encontradas nos cartórios.

Assim, podemos dizer que a cidadania é um complemento da nacionalidade, ou seja, além de pertencer a uma nação, ter a cidadania, lhe confere o direito de participar ativa e politicamente no país que te acolheu como cidadão.

A cidadania é o exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais, estabelecidos na Constituição Federal. É também o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em uma sociedade. Direito: é tudo o que você pode fazer Dever: são as suas obrigações.

A formação dos cidadãos de bem consiste em educar o jovem para que ele possa, com autonomia, descobrir o seu melhor e fazer aquilo que de fato lhe proporcione um bem-estar. Entretanto, essa parceria escola-família também precisa ser mantida quando o assunto é ensinar o estudante a lidar com as frustrações.

Evite publicar dados confidenciais, como seu endereço, número de telefone, celular ou identificação, pois algumas pessoas podem se aproveitar dessas informações. Antes de compartilhar algo na internet, reserve um tempo para pesquisar e confirmar a veracidade do conteúdo, especialmente se ele parecer estranho.

Igualdade e direitos humanos. Liberdade e independência.

A participação social é um meio para moldar as cidades que os cidadãos almejam e que podem gerar maior qualidade de vida. É possível fazer enquanto cidadão, mas coletivamente gera-se maior impacto e em maior velocidade.