O que é aba na Bíblia?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O termo “ábba” ou “aba” é bastante corriqueiro em diversas línguas semíticas para se referir ao indivíduo que é o genitor de alguém, ou seja, o pai. Para algumas religiões (entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo.

Aba ou Ábba é uma palavra que tem origem semítica, tendo o significado de pai em todos os dialetos do idioma. O vocábulo também pode aparecer nos textos como Ab e é utilizado principalmente na língua hebraica para se referir ao pai com expressão de carinho, como o “papai” do português.

O ABA pode ser realizado de forma mais clássica, através da técnica de Tentativas Discretas (geralmente na mesinha) ou de forma mais naturalista, como é o Modelo Denver de Intervenção Precoce (link acima) que é indicado para crianças menores, de até 5 anos.

O que é ABA? A ABA é uma ciência que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes. Assim, podemos dizer que o objetivo principal das intervenções baseadas em ABA é observar, analisar e explicar a relação que existe entre comportamento humano, ambiente e aprendizagem.

A expressão Aba Pai aparece 3 vezes na Bíblia, todas no Novo Testamento: no Evangelho de Marcos, na Epístola aos Romanos e aos Gálatas. Apesar de ser pouco recorrente, Aba Pai é uma das expressões mais conhecidas no cristianismo.

Abael I ou Abba-El I (r. ca. 1750 - ca. 1 720 a.C. segundo a cronologia média) foi rei de Iamade (Halabe) em sucessão de seu pai Hamurabi I.

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Esta palavra, além da sua significação geral, toma-se também na Escritura no sentido de avô, bisavô, ou fundador de uma família, embora remota. Por isso os judeus no tempo de Jesus Cristo chamavam pais a Abraão, isaque e Jacó.

Trata-se de uma saudação que menciona a paz, como quem diz "a paz de Deus esteja com você".

A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor". Era o nome usado no Antigo Testamento, quando se fazia referência a Deus, em vez do nome divino de Javé (Jahweh), uma vez que, por respeito, esse não podia se pronunciado.

Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.

Um dos princípios básicos da ABA é que um comportamento é qualquer ação que pode ser observada e contada, com uma freqüência e duração, e que este comportamento pode ser explicado pela identificação dos antecedentes e de suas consequências.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a terapia ABA poderá ser conduzida por qualquer profissional da área da saúde ou da educação, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada.

Como as intervenções com ABA funcionam? ¹

  1. Adaptação do programa às necessidades de cada pessoa; Em síntese os comportamentos que se deseja ampliar ou reduzir.
  2. Pode ser feito individual ou em grupo.
  3. Pode ser feito em casa, na escola, em clínicas e até em espaços compartilhados.
  4. Ensina habilidades úteis para o dia a dia.

A intervenção ocorre em cinco frentes comportamentais: Acadêmica, Profissional, Social, Verbal, Atividades de vida diária – AVD e pode envolver profissionais de diversas áreas, sempre considerando a máxima eficácia do tratamento.

ABA é a sigla para Applied Behaviour Analisys, ou seja, Análise Aplicada do Comportamento. Seu principal objetivo é analisar e explicar a interação entre o ambiente, o comportamento e a aprendizagem. Essa ciência entende como o repertório e as respostas do indivíduo constroem o caminho para o desenvolvimento.