O que é reforço positivo ABA?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 27 de abril de 2023
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"Ensinar um comportamento adequado a uma criança e valorizá-la após o acerto com algum tipo de recompensa aumentam as chances de que aquele bom comportamento seja repetido. É o que chamamos de reforço positivo, que é uma técnica bastante eficaz e utilizada em autistas na Terapia ABA.

Quem já conhece a intervenção em ABA, sabe que o uso de reforçadores é o ponto central desse tipo de terapia. Um reforçador, de modo simplificado, é uma recompensa a um comportamento “adequado”. No entanto, um item só é reforçador, se sua apresentação aumenta a chance de um comportamento alvo ocorrer novamente.

O reforço positivo é uma técnica que visa, por meio da introdução de recompensas, incentivar e consolidar comportamentos desejados. Ele tem origem no behaviorismo — psicologia comportamental — sendo aplicado primeiro na terapia comportamental e, depois, na educação.

O objetivo do reforço positivo é aumentar o comportamento ou a probabilidade do padrão. Assim, ele pode ser considerado um resultado desejado de um indivíduo, ou seja, algo que atenda às necessidades de alguém, como é o caso do dinheiro e comida, ao eliminar um obstáculo e realizar um desejo.

Seja objetivo e claro. No momento em que for realizar o reforço positivo é importante que você seja claro, objetivo e sincero. Por isso fazer elogios inconsistentes e exagerados não vai ter o efeito desejado, mas sim elogiar o funcionário pelo desempenho que ele apresentou.

Um reforço tanto pode ser uma recompensa quanto uma punição. Uma recompensa é qualquer coisa que aumente a freqüência de uma ação. Já uma punição trata-se de qualquer coisa que diminua tal frequência ou até a extinga.

Tipos de reforço
Os reforços são divididos em dois tipos: reforço positivo e reforço negativo.

A punição positiva é um dos temas mais polêmicos envolvendo a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Especialmente quando abordamos sua utilização em intervenções feitas com pessoas autistas, essa estratégia ainda causa muita discussão no campo teórico e aplicado.

A punição positiva envolve a apresentação de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento. Por exemplo, quando um aluno fala fora de hora no meio da aula, o professor pode repreender a criança por interromper; Punição negativa: Este tipo de punição também é conhecido como "punição por afastamento".

Tipos de Reforçadores para Autistas

  • Reforçamento Positivo. ...
  • Reforçamento Negativo. ...
  • Reforçadores Primários. ...
  • Reforçadores secundários. ...
  • Reforçadores Condicionados. ...
  • Reforçadores Condicionados Simples ou Generalizados. ...
  • Criação de Estímulos Reforçadores Condicionados.

O estímulo reforçador é qualificado como positivo quando o reforçamento da resposta é contingente à apresentação deste, e qualificado como negativo quando o reforçamento da resposta é contingente à sua eliminação (fuga ou esquiva).

Um comportamento positivo é a postura de alguém que sabe e entende seus limites, bem como quais são as atitudes mais bem-vindas num ambiente de trabalho.

Na escola, por exemplo, reforço positivo é entendido como “elogiar o aluno”, e reforço negativo como “repreender ou depreciar o aluno”. Embora esses eventos possam fazer parte do processo que chamamos de reforço, isolados eles não podem ser interpretados como tal.

Ou seja, o reforço positivo envolve a adição de boas atitudes na vida da criança. Assim, ela entende que ao repetir aquelas ações, ela poderá ser premiada ou recompensada.

O reforço escolar foca nos problemas dos alunos, trazendo explicações, exemplos e tarefas pontuais a cada aluno. Ou seja, uma chance para o aluno conhecer e aprimorar muitas aptidões além das dadas nas aulas regulares. As aulas podem ocorrer por muitos motivos.

Reforço é a acção e a consequência de reforçar (fortificar, revigorar, compensar ou sobressair/salientar algo). Pode-se tratar daquilo que é usado para proporcionar resistência ou solidez a algo.

B.F. Skinner

História do reforço positivo
O nome citado na nossa introdução, B.F. Skinner, psicólogo e cientista, criou, ainda na metade do século 20, um método chamado condicionamento operante.

Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.