O que é abstração exemplos?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O conceito de abstração consiste em esconder os detalhes de algo, no caso, os detalhes desnecessários. No mundo real, utilizamos abstrações o tempo todo. Tudo que não sabemos como funciona por baixo dos panos pode ser considerado uma abstração.

Significado de Abstração
[Filosofia] Operação mental através da qual elementos e aspectos são isolados, somente no pensamento, sendo que (na totalidade) não existem isoladamente; resultado dessa operação. substantivo feminino plural Ideias quiméricas, desvinculadas da realidade: perder-se em abstrações.

No Dicionário de Filosofia Abbagnano (1970): abstração é “A operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo, etc., e isolada de outras coisas com que está em uma relação qualquer”.

Como existem tipos diferentes de experiências, há tipos diferentes de abstrações. Piaget (1977) distingue três espécies de abstrações: empíricas, reflexivas e refletidas.

2 conceito, ideia, imagem, concepção, raciocínio. Distração e alheamento: 3 distração, alheamento, divagação, alheação, abstraimento, esquecimento, desatenção, descuido, lapso.

Ausência de objetos reconhecíveis; Arte subjetiva; Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

É a técnica utilizada para esconder uma ideia, ou seja, não expôr detalhes internos para o usuário, tornando partes do sistema mais independentes possível. Por exemplo, quando um controle remoto estraga apenas é trocado ou consertado o controle e não a televisão inteira.

Conforme se definiu anteriormente, abstrair é o processo de separar os aspectos da realidade que são incluídos no modelo dos aspectos que são excluídos. Esse processo é um processo tipicamente humano e, portanto, permeado pela subjetividade da(s) pessoa(s) que o realiza(m).

A abstração é essa capacidade de resolver e lidar com situações, criando condições criativas e inventando novas formas de agir a partir do modelo inicial.

c) Abstração e aparecer social – A universalidade das ideias e dos valores resulta de uma abstração, ou seja, as representações ideológicas não se referem ao concreto, mas ao aparecer social.

Diz-se daquilo que é considerado como separado, independente de suas determinações concretas e acidentais. Uma ideia abstrata é aquela que se aplica à essência considerada em si mesma e que é retirada, por abstração, dos diversos sujeitos que a possuem. Ex.: a brancura, a sabedoria, o orgulho etc.

Atividades para desenvolver o pensamento abstrato
Por exemplo: A resolução de problemas matemáticos: nestes devemos aplicar as regras e fórmulas matemáticas e, em muitos casos, precisamos pensar no problema através de diferentes perspectivas para encontrar a solução, portanto, é um bom exercício de pensamento abstrato.

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Abstração. Como estamos lidando com uma representação de um objeto real, temos que imaginar o que esse objeto irá realizar dentro do sistema. Três pontos que devem ser levados em consideração nessa abstração: identidade, característica e ação. O primeiro passo é darmos uma identidade ao objeto que iremos criar.

1. Separar mentalmente uma parte de um todo para a considerar independente das outras partes. 2. Separar, apartar.

Abstração em programação de computadores é uma forma de reduzir a complexidade e tornar o projeto e a implementação mais eficientes em sistemas complexos de software. Ela esconde a complexidade técnica de um sistema por trás de uma APIs mais simples.