O que é acendedor de poste?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Até o final do século XIX, os postes de rua funcionavam à base de lamparinas a gás ou com querosene, devendo ser acesas manualmente. Assim, todos os dias ao entardecer, o acendedor de poste precisava acendê-las e, depois, ao amanhecer, “desligá-las”.

Ninguém: eles se acendem sozinhos. Todo poste é equipado com um detector de luz chamado relé fotoelétrico. Quando a luz ambiente diminui, o relé faz com que o circuito se feche e os elétrons são autorizados a passar pelo fio, acendendo a lâmpada.

Os acendedores começavam o seu trabalho no final de tarde, com uma vara especial que tinha uma esponja na ponta. Quando o sol nascia, eles apagavam cada lamparina da cidade, limpando os vidros e reabastecendo as lâmpadas.

Qual a profissão mais antiga do mundo? Há estudos que dizem que a profissão mais antiga do mundo é a de prostituta, porém, segundo a revista Mundo Estranho a profissão mais antiga do mundo é a de COZINHEIRO.

Conheça sete profissões que desapareceram

  1. Vendedor de enciclopédias. Embora seja difícil de acreditar, o mundo já existiu sem o Google. ...
  2. Telefonista. Fazer uma ligação nem sempre foi algo fácil e prático como é hoje. ...
  3. Datilógrafos. ...
  4. Projecionista de cinema. ...
  5. Vendedor de clube de vídeo. ...
  6. Acendedor de poste. ...
  7. Leiteiros.

Confira aqui alguns dos principais exemplos que você já deve ter ouvido falar.

  1. Ator e atriz de rádio. O rádio não é um meio de comunicação extinto, mas está longe de ter o mesmo peso de sempre. ...
  2. Computadores humanos. ...
  3. Lanterninha de cinema. ...
  4. Leiteiro. ...
  5. Operador de mimeógrafo. ...
  6. Telefonista. ...
  7. Vendedor de enciclopédias.

A verdade é que os postes são empoderados e não precisam que ninguém os acendam, porque são equipados com um sensor de luz chamado relé fotoelétrico. Quando o dia começa a escurecer, o sensor detecta a ausência de luz externa e acende automaticamente.

Os postes são equipados com sensores conhecidos como fotocélulas ou relês fotoelétricos, que detectam o momento em que a luz do Sol não é mais suficiente para iluminar o local. As tais fotocélulas são caixinhas do tamanho de xícaras, com aberturas para a entrada dos raios de luz.

Poste é uma coluna de madeira, cimento, ferro ou aço em formato cilíndrico ou retangular, que sustenta linhas de transmissão de energia em uma rede elétrica, ou cabos de uma rede de telecomunicações. Também podem suportar o sistemas de iluminação pública das cidades.

Quando o sol se põe e a incidência de luz diminui, elas enviam um sinal à distribuidora de energia da cidade e pronto: a luz das lâmpadas é acesa. Quando amanhece, ocorre o contrário: a fotocélula detecta os primeiros raios de luz e avisa o sistema que as luzes já podem ser apagadas.

Seu funcionamento baseia-se no efeito joule, transportando cargas elétricas pela haste de aço, transformando a energia elétrica em térmica. Com o aparelho conectado na rede, a corrente percorre o condutor, gerando colisões entre os átomos desse componente com os elétrons do fluxo.

Acendedor de cigarros, também chamado de tomada de isqueiro, foi um item muito comum em carros até a década de 2000.

Seria o alimento das lamparinas, utensílios de flandres formados por um bojo cônico e um bico afunilado, por onde se passava o pavio. O lampião representava um meio bem mais sofisticado, fosse ele na forma de botijões ou de arandelas.

No Brasil, a prostituição não é crime, mas quando é feita alguma prisão, quase sempre é pelos delitos de Ato Obsceno (art. 233 do Código Penal), ou Importunação Ofensiva ao Pudor (art. 61 da Lei de Contravenções Penais).

1 – Engenharia de Software. 2 – Desenvolvedor Web. 3 – Analista de Dados. 4 – Profissional de Marketing Digital.