Qual a voltagem dos fios do poste?

Perguntado por: aalmeida6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

São os três fios mais altos nos postes de distribuição de energia elétrica que nós vemos nas ruas. A tensão entre esses fios pode chegar a 20 mil volts.

Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Havia menos cabos de telecomunicação nos postes, mas não havia linhas telefônicas suficientes para atender a demanda. Com a privatização do setor, muitas empresas passaram a trabalhar nesse mercado instalando novos cabos muitas vezes sem retirar os antigos.

Podemos pensar na tensão de uma corda como T = (m × g) + (m × a), onde "g" é a aceleração da gravidade em qualquer objeto sendo puxado pela corda e "a" é qualquer outra aceleração nos mesmos objetos.

Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro é chamado de neutro. Em seguida, esses fios passam pela chave geral que serve como interruptor de toda a instalação.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

A energia que temos nos postes da rua muitas vezes é até trifásica; assim preparada para que na região possa ter de tudo – casas, indústrias e mais.

O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.

No caso do 220V trifásico, temos um fio neutro e três fases, a tensão entre fases é de 220V e de cada fase em relação ao neutro temos 127V – normalmente é usual dizer que temos três fases de 127V, sempre lembrando que é em relação ao neutro.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Nas ligações de 220V, serão 2 fios, 1 de 110V cada e um sem fase nenhuma, que chamamos de neutro. Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro.

Para chuveiros 127V, existem 3 cabos: azul (neutro), verde (terra) e preto, vermelho, amarelo ou branco (fase). Já nos chuveiros 220V, serão apenas dois cabos da mesma cor para fase e um cabo verde para o terra.

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.

Utilizando o voltímetro para medir tensão elétrica entre o neutro e o ponto de terra do circuito elétrico, a tensão elétrica medida foi igual a zero volts.

Quando um equipamento é ligado à instalação monofásica, demandando corrente, haverá a MESMA corrente eficaz no neutro e no fase. Tanto isso é verdade que o dimensionamento de AMBOS os fios da instalação (neutro e fase) residencial é feito tomando-se em conta a corrente demandada na instalação.