O que acontece se encostar no fio do poste?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Contudo se uma pessoa ou animal pegar em um fio desses e encostar qualquer outro objeto (poste, fio, solo, etc…), ou seja criar uma DDP, o choque ocorrerá.

Os efeitos dos choques vão desde o seu impacto direto, que pode causar feridas de entrada e saída, a queimaduras, paradas cardíacas, fraturas e até mesmo catarata e mau funcionamento dos rins, dependendo da intensidade e local atingido pela corrente elétrica.

Energia que vem da subestação de distribuição com intensidade que pode variar de 13,8 kV a 37,5 kV. Esses são os postes menores, de Distribuição,que recebem os transformadores de energia, reduzindo a tensão para a que será entregue nas residências e estabelecimentos, em 220V ou 127V.

Bom dia, fio do poste padrão até o quadro de distribuição de circuitos dentro da sua casa os fios tem que ser 16 mm fase e neutro, a instalação dentro da sua casa pode usar fio 2,5 mm para fase, neutro e terra, espero ter ajudado.

A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará um choque porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.

Os sintomas podem variar entre queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória. O diagnóstico baseia-se em história, critério clínico e exames laboratoriais seletivos.

Quando tocamos em algum fio desencapado ou em uma tomada, a corrente elétrica que passa por ali, se conseguir atravessar a nossa pele, irá seguir livremente pelo nosso corpo. Tudo porque ele possui água e sais e, por essa razão, é um bom condutor de eletricidade.

Como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro com passos bem curtos e bem devagar a pelo menos 25 metros de distância.

O que fazer e não fazer em caso de choque elétrico

  1. Jamais tocar na vítima. Essa é a primeira e maior dica de segurança em caso de choques elétricos. ...
  2. Em caso de queimadura, não passe qualquer substância. Gelo, manteiga, bandagem… ...
  3. Não mantenha a pessoa perto da fonte causadora do choque.

A ingestão de líquidos após um choque elétrico não irá prejudicar o tratamento médico, desde que a pessoa esteja consciente e orientada.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.

Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.

As tensões elétricas são de 127 V e 220 V. Essa rede é usada quando a potência total dos equipamentos ligados à rede varia entre 12.000 e 25.000 watts.

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Todavia, constatado o furto ou a fraude, poderá ter o fornecimento de energia elétrica suspenso, bem como poderão ser cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa (que pode ser de 02% ou 30% do valor do débito).

250 metros de distância.

No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.

Isso porque elas têm um dispositivo com poder suficiente apenas para produzir um choque, tornando incômodo o contato e impedindo que pessoas se apóiem no muro em que está instalada. Os pets costumam aprender rápido onde está o limite da propriedade e ficam condicionados a não avançar.

Segundo o professor de física do Cursinho da Poli Bassam Ferdinian, os pássaros não tomam choque porque a distância entre as patas dos animais não é suficiente para gerar uma diferença de potencial (DDP) capaz de eletrocutá-los.