O que é AF Na anamnese?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Deve-se investigar o estado de saúde dos pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos, em especial sobre doenças como diabetes, hipertensão arterial, câncer, alergias, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, dislipidemias, úlcera péptica, colelitíase e varizes.

AP: Antecedentes fisiológicos (condições de nascimento e desenvolvimento, se paciente do sexo feminino: gestações, partos, abortos, menarca, uso de contraceptivos, características menstruais, duração, quantidade e intervalo), Antecedentes patológicos (doenças desde o nascimento, cirurgias, hospitalizações, exames ...

A história da doença atual (HDA), também chamada de história da moléstia atual (HMA) é um registro cronológico e detalhado do motivo que levou o paciente a procurar assistência médica, desde o seu início até a momento atual.

Anamnese livre: é a tradicional, onde há o preenchimento de ficha; Anamnese dirigida: utilizada por profissionais especializados, como os citados acima. Nesse tipo, as perguntas são direcionadas de acordo com o procedimento pretendido pelo cliente.

A ficha de anamnese é o documento onde são registradas as informações obtidas pelo profissional de saúde durante a conversa com seu paciente. Embora essa entrevista possa ser aberta, deixando o paciente livre para falar de suas queixas, algumas informações essenciais devem ser colhidas durante a conversa.

História da doença atual (HDA)
Fique atento a cada palavra que o paciente disser. A HDA deve ser descrita cronologicamente, ou seja, você inicia a descrição da HDA informando quando iniciou a doença – pode ter sido há um mês e também pode ter sido há 5 anos.

Uma anamnese é composta por 7 itens:

  • Identificação.
  • Queixa Principal (QP)
  • História da Moléstia Atual (HMA)
  • Revisão de Sistemas.
  • História Patológica Pregressa.
  • História Familiar.
  • História Social/ Hábitos de vida.

Face à importância de tal documento, decidiu-se que nele não deveria constar a figura da H.D. (hipótese diagnóstica), embora comum na área médica, ou seja, um diagnóstico baseado numa hipótese que poderá ou não ser confirmado.

HMA: A caracterização da queixa: cronologia (início, duração, tipo de inicio, evolução), localização corporal (origem, grau de profundidade, irradiação, delimitações), qualidade (sensação, aspecto físico do fenômeno), quantidade (frequência, duração, intensidade), circunstâncias (condições externas que podem ...

A HDA é “a parte mais importante da anamnese”, pois você descreve a doença do paciente. Fique atento a cada palavra que o paciente disser. A HDA deve ser descrita cronologicamente, ou seja, você inicia a descrição da HDA informando quando iniciou a doença – pode ter sido há um mês e também pode ter sido há 5 anos.

Anamnese: a importância de acompanhar seu histórico
Pela anamnese, é possível coletar informações muito importantes para o seu tratamento. Levar em consideração os dados coletados e observá-los durante o período pós-consulta é essencial.

- Devem constar dados sobre doenças prévias, traumatismos, gestações e partos, ciriugias, hospitalizações, exames laboratoriais realizados, uso de medicamentos, tabagismo, etilismo, uso de tóxicos, fatores de risco, imunizações, sono e hábitos alimentares, entre outros.

Quem deve ser o responsável por preenchê-la? O profissional de saúde deve preencher a ficha de anamnese a partir da entrevista realizada com o paciente. Ou seja, não se deve disponibilizar o material para que o próprio paciente a preencha.

Atualmente os principais tipos de discos rígidos utilizados são:

  • HDD. É o disco comum, utilizado na maioria dos computadores pessoais. ...
  • SSD. Sigla do inglês solid-state drive, é um dispositivo sem partes mecânicas para armazenamento de informação. ...
  • Discos Híbridos. ...
  • SCSI. ...
  • SAS.

Existem dois tipos de HDs, o HD SATA e o HD ATA.

A coluna Tipo de mídia indica em qual categoria se enquadra cada dispositivo:

  1. SSDs são identificados como Unidade de estado sólido;
  2. HDs são identificados como Unidade de disco rígido.

São elementos obrigatórios da identificação do paciente: nome, idade, sexo, cor/etnia, estado civil, ocupação, escolaridade, religião, naturalidade e procedência e grau de confiabilidade.

Na ficha de cadastro de pacientes é essencial ter preenchido as informações básicas como nome, telefone, endereço, e-mail, RG, CPF e planos de saúde. Isso facilitará os processos burocráticos, administrativos e financeiros da sua clínica ou hospital.

Quando aplicada na área da saúde, essa lembrança norteia o médico para a realização do diagnóstico prévio. A anamnese, então, se caracteriza por ser uma espécie de exame subjetivo. Ela é conduzida por médicos ou enfermeiros no momento da consulta. Assim, há uma análise dos sintomas relatados pelo paciente.