O que é HMA e HMP na anamnese?

Perguntado por: abernardes3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

4 – História médica pregressa (HMP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual. 5 – Histórico familiar (HF): Nesse histórico é perguntado ao paciente sobre a sua família e suas condições de trabalho e vida.

A anamnese tradicional é composta por 7 itens:

  • Identificação.
  • Queixa Principal (QP)
  • História da Moléstia Atual (HMA)
  • Revisão de Sistemas.
  • História Patológica Pregressa.
  • História Familiar.
  • História Social/ Hábitos de vida.

História mórbida pregressa
Neste momento se faz uma avaliação do estado de saúde do passado do paciente abrangendo os antecedentes fisiológicos (gestação e nascimento, desenvolvimento neuropsicomotor e sexual) e patológicos (doenças, alergias, cirurgias prévias, histórico obstétrico, traumas e medicamentos em uso).

A história da doença atual (HDA), também chamada de história da moléstia atual (HMA) é um registro cronológico e detalhado do motivo que levou o paciente a procurar assistência médica, desde o seu início até a momento atual.

História Patológica Pregressa (HPP):
Por exemplo, se o paciente é hipertenso e/ou diabético, se faz uso de algum medicamento de uso continuado, como o anticoncepcional ou antidepressivos. Como também se ele possui algum hábito (fumar, álcool, sono, hábitos alimentares).

Antes do exame físico, fazemos e escrevemos de forma objetiva as perguntas. Elas podem ser abertas (deixar o paciente mais a vontade para falar o que esta sentindo) Ou como quando começou a dor ou disfunção, isto inclui a HDP (história da doença pregressa), no início e HDA (história da doença atual).

A história patológica pregressa do paciente é um item de suma importância que não pode faltar no roteiro da sua anamnese, pois o histórico de saúde do paciente é fundamental para elaborar uma boa anamnese.

É o momento inicial onde faz as perguntas como nome, idade (data de nascimento), sexo, cor, naturalidade (onde nasceu), endereço, estado civil, profissão, escolaridade.

História da doença atual (HDA)
Fique atento a cada palavra que o paciente disser. A HDA deve ser descrita cronologicamente, ou seja, você inicia a descrição da HDA informando quando iniciou a doença – pode ter sido há um mês e também pode ter sido há 5 anos.

Face à importância de tal documento, decidiu-se que nele não deveria constar a figura da H.D. (hipótese diagnóstica), embora comum na área médica, ou seja, um diagnóstico baseado numa hipótese que poderá ou não ser confirmado.

A Hemorragia pós-parto (HPP) ocorre quando há perda sanguínea acima de 500 ml após parto vaginal ou acima de 1000 ml quando relacionada a cesariana nas primeiras 24 horas, ou qualquer perca sanguínea pela via genital capaz de causar instabilidade hemodinâmica (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2014).

Como montar um histórico eficiente?

  1. nome;
  2. idade;
  3. sexo;
  4. profissão;
  5. endereço;
  6. telefone de contato;
  7. outras informações de contato, como e-mail, WhatsApp, telefone de familiares etc.

Após a anamnese é realizado o exame físico, onde se procuram os sinais e sintomas da doença. Costuma-se usar o termo HD (Hipótese Diagnóstica) na primeira anamnese colhida.

Como fazer anamnese médica: 5 dicas

  1. Avalie os parâmetros clínicos. Os reflexos neurais, valores de pressão e temperatura estão entre os parâmetros coletados antes mesmo da consulta médica. ...
  2. Considere os dados do histórico de saúde. ...
  3. Compreenda o paciente. ...
  4. Apresente suas suspeitas. ...
  5. Complete o prontuário.

Avaliação do estado geral
Avaliação subjetiva do que aparenta o paciente, em sua totalidade: nível de consciência, fácies, fala, confusão mental, mobilidade, entre outros. O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG).

O que perguntar sobre dor no geral?

  1. Queimação – Ex: úlcera péptica.
  2. Pontada – Ex: pleurite.
  3. Pulsátil – Ex: cefaleia vascular.
  4. Cólica – Ex: cólica ureteral.
  5. Constritiva – Ex: angina de peito.
  6. Surda – Ex: inespecífica.

O Hospital-Dia (HD) é uma forma intermediária de atendimento entre as modalidades hospitalar e ambulatorial.

A HD noturna é a hemodiálise realizada enquanto você dorme no hospital ou clínica. Como esta é uma forma mais longa e lenta de diálise, ela filtra seu sangue de uma forma que se parece mais com o que um rim natural faria.

Continuar lendo O que é HMA?